Notícias

(25/9/2017) Operação para resgate de contêineres no mar é iniciada

By | 26 Set, 2017

A operação de retirada dos contêineres que caíram do navio Log-in Pantanal, na Barra de Santos, em 11 de agosto, foi iniciada por volta das 6 horas desta segunda-feira (25). No total, 38 caixas metálicas foram perdidas no acidente.

A ação está sendo realizada pela Log-in e acompanhada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Uma equipe com mais de 40 pessoas está envolvida na retirada das caixas metálicas.

De acordo com a agente federal ambiental Ana Angélica Alabarce, do grupo de emergências ambientais do Ibama, 12 contêineres já foram localizados no ponto 3 de fundeio, onde houve a queda das caixas metálicas. Dois cofres foram localizados juntos e estão prontos para serem içados, mas devido ao horário e a dificuldade de visualização durante a noite, a retirada deles será realizada na manhã de terça-feira (26).

Ana explica que ainda não há expectativa de quando a operação de retirada será finalizada. Segundo ela, tudo irá depender de acordo com a quantidade de contêineres encontrados pela equipe.

Para a remoção dos contêineres, foi destacada uma balsa, que ficará fixada através de quatro âncoras no local onde os cofres forem encontrados. A embarcação saiu do Rio de Janeiro e já está no Porto de Santos.

Acidente

Um total de 46 contêineres caíram do Navio Log in Pantanal, na madrugada de 11 de agosto, entre 1h30 e 3 horas. No momento do acidente, a embarcação estava ancorada no fundeadouro 3. Devido ao ocorrido, o tráfego no canal do Porto de Santos chegou a ser interrompido durante o período da manhã.

Dos 46 contêineres que caíram do navio Log-In Pantanal, oito boiaram no mesmo dia – e desses, quatro foram removidos pela empresa. As outras caixas metálicas foram saqueadas. Em seguida, a empresa iniciou o rastreamento do leito marítimo, com o objetivo de identificar o local onde os contêineres caíram.

Fonte: A Tribuna, 25/9/2017.