Notícias

ANTAQ lança Prenav em evento da Fenavega

By | 22 Set, 2016

A Diretoria da ANTAQ participou do evento Desburocratização da Navegação Fluvial no Brasil, realizado em Manaus, no dia 16. O objetivo do evento foi discutir os efeitos da burocracia como gargalos para o pleno desempenho da navegação fluvial no Brasil. O evento foi organizado pela Fenavega e pelo Sindarma.

O diretor-geral da Agência, Adalberto Tokarski, lançou o Prenav (Programa de Rastreamento de Embarcações de passageiros e misto que operam nas navegações reguladas pela ANTAQ). Em sua fala, Tokarski reforçou a necessidade de fiscalização das empresas reguladas pela Agência a partir de um sistema remoto, que permita o acompanhamento dos esquemas operacionais de cada embarcação à distância, com o objetivo de minimizar atrasos e desvios de rotas para o transporte de passageiros e cargas na Amazônia.

Em sua palestra, reforçou que a parceria entre a ANTAQ e a Marinha do Brasil é fundamental para o desenvolvimento do projeto, principalmente pelas atribuições de cada instituição, isto é, a regulação e fiscalização pela ANTAQ e a segurança e salvaguarda da vida em águas brasileiras pela Marinha.

Várias entidades públicas e privadas também participaram do evento, com destaque para a representação da Marinha do Brasil que contou com as presenças do vice-almirante Luis Hecht Comandante do 9º Distrito Naval e do contra-almirante José Augusto de Menezes.

Hidrovias Já

O deputado federal Marcos Rogério (DEM-RO), presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Portos, Hidrovias e da Navegação Brasileira, em seu pronunciamento, lançou a campanha de mobilização da navegação, cujo tema é Hidrovias Já. O objetivo é tornar o tema do transporte hidroviário perene no debate sobre infraestrutura de transportes do país.

Fonte: ANTAQ, 21/9/2016.