Notícias

ANTT publica painel interativo do Anuário do Setor Ferroviário

By | 20 Set, 2021

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a partir do Anuário do Setor Ferroviário, disponibilizou um painel interativo que tem por objetivo garantir a transparência, acessibilidade e democratização dos principais dados do setor de ferrovias.

No painel interativo, constam diferentes conjuntos de informações. O primeiro e o segundo apresentam a produção de transporte consolidado em tonelada útil tracionada – TU e tonelada quilômetro útil – TKU, segmentado por mercadoria, para cada concessionária ferroviária. O terceiro apresenta o histórico de velocidades médias comerciais e de percurso das concessionárias. Os três últimos são dedicados à apresentação dos dados de acidentes ferroviários, segmentados por gravidade, causa, natureza, assim como quantidade de óbitos e feridos.

A partir do Painel, é possível analisar, de forma visual e imediata, tendências e movimentos do setor. Verifica-se, por exemplo, o contínuo crescimento da movimentação de mercadorias do setor agrícola, extração vegetal e celulose em todo o período, com destaque para o crescimento de 4,8% no ano de 2020 em relação ao ano de 2019.

“O novo Painel Interativo do Anuário de Ferrovias dá visibilidade e acessibilidade às informações do transporte ferroviário em uma plataforma amigável e interativa. Esperamos que as informações sejam utilizadas no processo de formulação de políticas públicas, desenvolvimento de estudos e pesquisas, bem como para o aprimoramento dos mecanismos de regulação da Agência”, afirmou Marcelo Amorelli, gerente de Regulação Ferroviária da ANTT.

Acesse aqui o Anuário do Setor Ferroviário.