Notícias

Custos da movimentação portuária no Brasil

By | 14 Nov, 2016

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em parceria com a Agência de Transportes Aquaviários (Antaq), iniciou uma pesquisa para diagnosticar os custos de movimentação portuária para diversos tipos de cargas em todas as regiões do país.

De acordo com a EPL, o objetivo é dar subsídio à complementação do Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI), que engloba levantamentos, pesquisas, análises, diagnósticos e propostas de solução para os gargalos na infraestrutura de transporte do Brasil.

Na primeira etapa do PNLI foram desenvolvidos estudos de custo do transporte rodoviário, ferroviário e aquaviários (hidroviário e cabotagem). Agora, serão feitos levantamentos sobre a movimentação portuária.

A pesquisa está dividida em duas etapas. A primeira consiste na aplicação de um questionário em todas as instalações portuárias do país e a segunda etapa em uma série de visitas técnicas para conhecer o processo de movimentação de cargas em cada região.

Para o diretor de planejamento da EPL, Adailton Dias, a pesquisa deve contribuir com o avanço das políticas públicas no setor. “Esse mapeamento propiciará maior precisão na comparação e diferenciação de alternativas logísticas, permitindo a identificação das melhores alternativas de transporte que deverão ser considerados nos futuros investimentos no sistema de transportes nacional”.

Fonte: Portal DBO, 11/11/2016.