Agência Porto | Consultoria

Notícias

Dragagem: obras em Mucuripe passam para junho

By | 17 Mai, 2018

O início da dragagem no Porto do Mucuripe, cuja obra é esperada desde a Copa do Mundo de 2014, não vai acontecer em maio como previsto anteriormente, mas em junho. Orçada em R$ 20,4 milhões a obra deve ser concluída em até 60 dias. Ou seja, até o fim de agosto.

Segundo a presidente de Coordenação da Operação de Navios de Passageiros do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, Marjorie Marshal, o atraso se deve ao fato de o terminal ainda aguardar o envio dos equipamentos para dragagem – as dragas – pela Jan de Nul do Brasil.

A empresa especialista em atividades de dragagem e obras de construção marítima venceu o edital encerrado em 2017 e apesar da prorrogação, está seguindo o prazo previsto no certame.

A obra de dragagem é necessária para ampliar a profundidade do calado (profundidade máxima atingida por navios quando cheios), permitindo que grandes embarcações atraquem no terminal de Fortaleza, sem que turistas sejam transferidos para desembarque em veículos menores. Além de trazer comodidade ao turista, o presidente da Cruise Lines International Association Brasil (Clia Brasil), Marco Ferraz, afirma que a dragagem promove redução de custos à operação no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), tendo em vista que não é mais necessário deslocar ônibus ou qualquer outro meio de transporte distinto para concluir a logística.

Fonte: Diário do Nordeste, 16/5/2018.