Notícias

Justiça suspende obras de expansão do terminal de contêineres do Porto de Salvador

By | 13 Abr, 2017

Uma decisão liminar da Justiça suspendeu as obras de expansão do terminal de contêineres do porto de Salvador. A decisão foi do juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região João Paulo Pirôpo, que diz que a obra só deveria ser viabilizada por meio de processo licitatório, o que não ocorreu.

A decisão foi assinada no dia 6 de abril. O juiz contesta o acordo de renovação da concessão do porto por 25 anos com a Tecon, empresa do Grupo Wilson Sons, com quem foi celebrado um aditivo ao contrato de arrendamento que concede o direito de operar o local. O terminal de cargas é o oitavo mais movimentado do país.

As obras no local envolvem um investimento de quase R$ 398 milhões. Parte dos recursos seria destinada à ampliação do cais, onde ocorre a carga e descarga dos contêineres , de 357 metros de comprimento para 800 metros de comprimento. 

Conforme a decisão, a empresa tem 30 dias para apresentar documentos referentes à obra. A Tecon, que assumiu a administração do terminal de contêineres em 2000, informou que ainda não foi notificada da decisão.

Fonte: G1, 12/04/2017.