Notícias

Obra de quase 180 milhões de reais vai ampliar capacidade do cais oeste do Porto de Paranaguá

By | 22 Mar, 2018

O governador Beto Richa liberou nesta quarta-feira, no Palácio Iguaçu, em Curtiba, a ordem de serviço para início das obras no cais Oeste do Porto de Paranaguá. O investimento de 177 milhões e 580 mil reais abrange modernização e ampliação de dois berços de atracação. Segundo o Governador Beto Richa, O projeto vai ser custeado com recursos próprios da Appa, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e vai ajudar a ampliar a competitividade do Porto.

O prazo de execução da obra é de 1 anos e meio. O projeto consiste no prolongamento de 100 metros da estrutura do Berço de atracação. A proposta também prevê a substituição de toda estrutura eletromecânica, incluindo dois novos carregadores de navios. As reformas vão incluir reforço estrutural, instalação de passarela de pedestres e troca de defensas. O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirma que os investimentos vão elevar o porto a outro patamar.

A capacidade anual de movimentação de carga do berço vai aumentar dos atuais dois milhões de toneladas de grãos para seis milhões e 500 mil toneladas. O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, disse que com a obra, incluindo as dragagens realizadas, será possível baixar o frete marítimo em quase 5 dólares por tonelada.

A obra também vai trazer um fôlego extra ao setor leste do Porto de Paranaguá, que está sobrecarregado e não pode mais ser ampliado. Com a ampliação do cais oeste, a movimentação de cargas vai ser triplicada, descongestionando o setor leste, e abrindo novas alternativas de escoamento para o agronegócio do Estado do Paraná.

Fonte: Appa, 21/3/2018.