Notícias

Vigilância Agropecuária ampliará análise de produtos

By | 03 Mai, 2018

O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pretende ampliar, nos próximos meses, a análise de mercadorias por meio dos parâmetros de segurança definidos em 2015. Assim, as cargas que entram ou saem do País pelo Porto de Santos serão classificadas em canais semelhantes aos utilizados pela Receita Federal.

No cais santista, os fiscais do Vigiagro controlam e fiscalizam as operações com animais, vegetais, insumos (como as rações), produtos de origem animal ou vegetal e, principalmente, embalagens e suportes de madeira utilizados no transporte das mais diversas cargas.

Segundo o chefe do Vigiagro em Santos, André Okubo, a nova instrução normativa consolida o conceito de gestão de risco, cria os canais de fiscalização. Foram criados um canal simplificado (verde, sem análise documental, vistoria, conferência e inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade), o intermediário (amarelo, com análise documental obrigatória e, nos casos em que não for constatada qualquer não conformidade, a vistoria é dispensada), o completo (vermelho, com análises plenas) e o especial (cinza, em que é feito um procedimento especial de auditoria e investigação).

Fonte: A Tribuna, 2/5/2018.