41º Enaex discute crescimento econômico a partir do comércio exterior
A oportunidade de concorrer a vagas exclusivas no mercado de trabalho e ao sorteio de cursos gratuitos são algumas das novidades anunciadas para o 41º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), a ser realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) nos dias 17 e 18 de novembro. Um dos principais eventos do segmento na América do Sul, o Enaex será palco para discussões sobre o tema Comércio exterior: base para a retomada econômica.

O presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, banco dos Brics), Marcos Prado Troyjo; o embaixador Rubens Barbosa; Tatiana Prazeres, diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e ex-secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Augusto Souto Pestana, e o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, César Rissete, já estão confirmados como alguns dos palestrantes.

O Enaex será gratuito e em formato 100% digital, em uma plataforma virtual que reproduz a estrutura de um centro de convenções, com diversos ambientes (plenária principal, workshops, feira de expositores e outros), onde os participantes vão navegar de acordo com a programação de interesse e poder interagir uns com os outros.

Pela primeira vez, o Enaex disponibilizará aos participantes uma relação exclusiva de vagas de empregos e estágios em comércio exterior de diferentes níveis. Haverá ainda o sorteio de bolsas para cursos das instituições Aduaneiras e Câmara AEB de Mediação de Conflitos em Comércio Exterior (CAAEB). O evento é aberto ao público mediante inscrições que já podem ser realizadas pelo site do Enaex.

2021

No balanço da última edição do Enaex, foram registrados 15 painéis e pronunciamentos ao vivo; 4.500 visitas e quase 10 mil visualizações de conteúdo dos 10 estandes de patrocinadores; mais de 7.200 acessos à plenária principal; e mais de 3 mil visitas aos oito workshops da CAAEB. O evento contou com público de todas as regiões do Brasil e de outros 25 países.

"Queremos que o Enaex seja um espaço cada vez mais amplo e democrático de discussão sobre o comércio exterior, uma oportunidade de aprendizagem, debate e troca de conhecimentos. Como o tema desse ano sinaliza, entendemos que a retomada do desenvolvimento econômico do Brasil passa, necessariamente, pelo comércio exterior", explica José Augusto de Castro, presidente executivo da AEB.

Enaex na história  

Criado em 1972, o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) é o maior fórum de reflexão sobre comércio exterior no Brasil que proporciona condições adequadas para o debate de propostas objetivas e a interação entre o empresariado e autoridades governamentais, visando à adoção de políticas e ações em favor da expansão da inserção competitiva e sustentável do Brasil no mercado internacional.

Diferentes segmentos do comércio exterior se reúnem no Enaex para discutir estratégias destinadas ao seu fortalecimento, analisando, debatendo e propondo ações para eliminar entraves que reduzem a competitividade dos nossos produtos e serviços, tais como logística, sistema tributário, burocracia, acesso a mercados, custos financeiros, entre outros.

O público é formado por dirigentes empresariais e de entidades de classe, autoridades do governo federal, exportadores e importadores de mercadorias e serviços, além de profissionais de outros segmentos do comércio exterior e estudantes universitários.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

Leia mais
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março

Leia mais
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.