O Ministério da Economia – como Autoridade Nacional Designada (AND) para o Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund - GFC), representado pela Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (Sain) – realiza, a partir desta segunda-feira (8/11), consulta pública sobre o documento de atualização do Programa País na plataforma Participa Mais Brasil. O material ficará disponível pelo período de 30 dias e as contribuições podem ser enviadas até 7 de dezembro.
O GCF possui como princípio fundamental a apropriação, pelos países em desenvolvimento, dos resultados dos projetos e programas a serem financiados com uso de seus recursos. Nesse sentido, cada país deve definir suas prioridades nacionais e apresentar sua estratégia para engajamento com o Fundo, por meio de um Programa País. Como parte do processo de construção de uma estratégia para o GCF, é importante o engajamento dos setores público e privado, além da sociedade civil, para subsidiar a definição das prioridades nacionais.
O Brasil é um dos países beneficiários do GCF – o maior fundo climático global. O Programa País define as prioridades em áreas de investimento para o Brasil nos próximos anos, assim como as diretrizes para a atuação do GCF no Brasil. A partir da sua validação, propostas de financiamento e notas conceituais apresentadas ao Fundo devem estar alinhadas às prioridades definidas nesse documento.
O documento propõe quatro eixos estratégicos: Agricultura, Florestas e Uso da Terra; Energia & Transporte; Indústria & Serviços e Cidades, e Comunidades e Territórios Resilientes. A consulta pública é a última etapa de atualização do Programa País, na qual a sociedade civil e representantes de entidades governamentais poderão visualizar a atualização completa do documento e apresentar suas propostas.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 12 set, 2025
Portos RS inicia operação de dragagem do Canal São Gonçalo
Leia mais
| 12 set, 2025
Porto do Pecém registra alta de 37% na movimentação de contêineres e avança em obras de expansão
Leia mais
| 12 set, 2025
TRF4 derruba pedido de suspensão de alfandegamento dos Portos de Paranaguá e Antonina
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.