Estão abertas as inscrições para o 4º Seminário Relação Porto - Cidade de Itajaí, que vai acontecer em 25 de março. O evento é aberto à comunidade, sendo promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Superintendência do Porto de Itajaí – SPI. As atividades são gratuitas e acontecem das 8h30 às 18h, no auditório localizado na sede da Superintendência.
O coordenador do Programa de Assessoria e Monitoramento Ambiental na Área de Influência do Porto de Itajaí – Mapi, professor Jurandir Pereira Filho, explica que o objetivo do encontro é demonstrar a importância da parceria técnico-científica, desenvolvida entre a Universidade e a SPI. Desde 2005, o Programa é responsável pelo assessoramento e execução dos monitoramentos ambientais necessários para atender as exigências do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC).
"Embora de grande importância econômica e social para toda a região, é inegável que o Porto de Itajaí exerce pressão no meio ambiente, o que acaba gerando conflitos de interesse. Diante deste contexto, as atividades desempenhadas pelos pesquisadores da Univali são vitais para o cumprimento de várias diretivas e exigências ambientais, pois oferecem um acompanhamento especializado das alterações ambientais que são intrínsecas às atividades portuárias. Este monitoramento é fundamental, pois a identificação de qualquer alteração decorrente da atividade permite que medidas de gestão sejam tomadas", afirma.
Veja quais temas serão abordados no evento:
A programação contempla apresentações sobre o panorama atual do Porto de Itajaí, o projeto de descarbonização de portos e a relação porto-cidade. Na ocasião também serão apresentadas informações sobre o impacto de eventos extremos do clima e a atividade portuária e os resíduos coletados na região, com base no relatório do mutirão Juntos Pelo Rio. A interação da atividade portuária e a pesca artesanal, bem como o novo enquadramento do estuário do Rio Itajaí e a qualidade de água, são mais assuntos que serão abordados no Seminário.
Além disso, outra atividade prevista no evento é a realização de um mini workshop, que vai tratar sobre legislação e estratégia de gestão da água de lastro no Porto Organizado de Itajaí.
Mais detalhes sobre a programação, bem como o link para inscrição no 4º Seminário Relação Porto - Cidade de Itajaí estão disponíveis em univali.br/eventos.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 25 jun, 2025
IP4 Antigo de Itacoatiara (AM) é reinaugurado com estrutura revitalizada
Leia mais
| 25 jun, 2025
APS lança licitação para reforço estrutural e aumento do calado do cais da Ilha Barnabé
Leia mais
| 25 jun, 2025
Concessão da Hidrovia do Rio Paraguai avança mais uma etapa com aprovação das contribuições da consulta pública
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.