Agência divulga classificados do Prêmio ANTAQ 2021
No próximo dia 14, o setor de transportes aquaviários e a sociedade em geral conhecerão os vencedores do Prêmio ANTAQ 2021. Concedido de dois em dois anos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, o Prêmio ANTAQ tem por finalidade reconhecer as iniciativas que se destaquem por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transporte aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica e disseminar as boas práticas na operação e gestão no setor.

Neste ano, serão premiados trabalhos nas categorias “Desempenho Ambiental”, “Iniciativas Inovadoras”, “Artigo Técnico-Científico” e “Conformidade Regulatória”. Ao primeiro, segundo e terceiro lugares de cada uma das quatro categorias ou modalidades do Prêmio será destinado um troféu. Na categoria “Artigo Técnico-científico”, além do troféu, os melhores trabalhos serão publicados, com a devida menção de sua condição de participante da edição do Prêmio ANTAQ 2021.

Desempenho Ambiental

Na categoria “Desempenho Ambiental”, são premiadas as Autoridades Portuárias dos Portos Organizados e os Terminais de Uso Privado -TUP avaliados no Índice de Desempenho Ambiental – IDA, em duas modalidades: “Maior Índice de Desempenho Ambiental 2020” e “Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental-IDA 2019/2020”. Participaram da avaliação nessa categoria, este ano, 31 portos públicos e 92 terminais privados.

Na modalidade “Maior Índice de Desempenho Ambiental 2020”, foram selecionados entre os portos públicos os portos de Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Terminal Portuário de Pecém (CE). Entre os terminais privados - TUP, os selecionados foram: Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), Portonave - Terminais Portuários de Navegantes (SC) e Porto Itapoá Terminais Portuários (SC).

Na modalidade “Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental-IDA 2020”, concorrem entre os portos públicos os portos de Natal (RN), Angra dos Reis (RJ) e Recife (PE). E entre os terminais privados, o Terminal Marítimo Ponta Ubu, Atem PVH e TMB - Terminal Marítimo de Belmonte.

Iniciativas Inovadoras/Artigo

Na categoria “Iniciativas Inovadoras”, concorrem trabalhos individuais ou em grupo, que tenham sido implementados em instalações portuárias e Empresas Brasileiras de Navegação – EBNs e pessoas, entidades ou empresas cujas iniciativas trouxeram benefícios significativos ao setor aquaviário. Nesta edição do Prêmio, participaram nessa categoria 18 trabalhos.

Na categoria “Artigo Técnico-científico”, são premiados trabalhos nas áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas e Infraestrutura e Logística que apresentem relevância técnico-científica e institucional em conformidade com as áreas de atuação de competência da ANTAQ. A participação nessa categoria é aberta a qualquer cidadão brasileiro, maior de 18 anos. Este ano, foram inscritos 16 artigos.

Os trabalhos apresentados nas categorias “Iniciativas Inovadoras” e “Artigo Técnico-Científico” foram avaliados por Comissão Julgadora formada por representantes de instituições de imprensa (Correio Braziliense); academia (Instituto de Ciência Política da UnB e Universidade Federal do Rio Grande – FURG); governo federal (Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários – SNPTA/Minfra e Secretaria Especial do Programa de Parceria em Investimentos – PPI); e ANTAQ (Sede e unidades regionais de Salvador e Recife).

As iniciativas inovadoras selecionadas este ano foram: Sistema Neutralizador de Odores no Embarque de Cargas Vivas (Pronave Agentes de Comércio Exterior); Aumento do Porte dos Navios nos Portos do Amapá – Parceria e diálogo em prol da eficiência portuária (Ricardo Augusto Leite Falcão - PLA) e Remoção de Rocha Submersa através de Corte com Fio Diamantado em Canais de Acesso Hidroviários (Porto Sudeste do Brasil).

Os “artigos técnico-científicos” selecionados para grande final foram: Metodologia de Identificação e Gerenciamento de Riscos em Projetos de Dragagem Portuária - Um estudo de caso em um porto brasileiro, de autoria de Luiz Gustavo Cruz Henriques da Silva; Modelo Multicritério de Avaliação para Apoiar o Planejamento da Criação de um Selo de Qualidade da Movimentação de Cargas pelos Portos e Terminais do Estado de Santa Catarina (Maurício Andrade Rambo); e Uma Análise Comparativa do Transporte Marítimo Brasileiro por Cabotagem utilizando a Teoria de Redes (Carlos César Ribeiro Santos).

Conformidade Regulatória

Na categoria “Conformidade Regulatória”, a ANTAQ premiará 21 empresas que apresentaram, no quinquênio 2016-2020, as melhores conformidades regulatórias, conforme o novo modelo de perfil de risco da fiscalização da Agência, em sete modalidades das áreas de Navegação - Interior e Marítima e de Portos - públicos e privados. Os selecionados nessa categoria foram:

Navegação - Navegação Interior Longitudinal de Carga - Transportes Bertolini Ltda., Cianport – Cia. Norte de Navegação e Porto e J F de Oliveira Navegação Ltda. Navegação Interior Longitudinal de Passageiros e Misto - Diniz Navegação Ltda., J. Célio Souza Fonseca- Me e Empresa de Navegação Paiva Leão Ltda.; Navegação Interior de Travessia - Amazonas Navegação Ltda., Ademir dos Santos e Zélia Silva Gonçalves – ME; Navegação Marítima de Cabotagem e Longo Curso - Petrobras Transporte S.A. – Transpetro, Lyra Navegação Marítima Ltda. e Agemar Transportes e Empreendimentos Ltda.

Portos - Porto Organizado - Companhia Docas de São Sebastião, Companhia Docas da Paraíba e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina; Arrendamento - TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, Rocha Terminais Portuários e Logística S.A. e Vale S/A.; Terminal Privado - Cianport - Cia Norte de Navegação e Portos (Terminal Cianport Santana), Vale S.A. (Terminal da Ilha Guaíba – TIG) e Vale S.A. (Terminal Marítimo de Ponta da Madeira).

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.