A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou visita técnica ao estado do Pará para avaliação do andamento das iniciativas recomendadas às instalações portuárias da região após fiscalização temática realizada pela autarquia.
A diretora Flávia Takafashi esteve, na segunda-feira (20) e na terça-feira (21), no Porto de Vila do Conde e nos terminais Tecon Convicon, Petroquímico de Miramar e Vibra Energia em Miramar.
Durante a vistoria no Porto de Vila do Conde foram verificadas as condições e quais serão os próximos investimentos de melhoria no cais de atracação, na pavimentação do local, nas áreas de acesso, nas cabeças de amarração e outros.
Nas demais áreas, além de conhecer as instalações e observar a operação de movimentação de cargas, também foram discutidos possíveis novos investimentos de expansão de terminais, melhorias de infraestrutura e compra de novas tecnologias.
A fiscalização temática à Companhia Docas do Pará, em 2024, compreendeu temas como aspectos financeiros da autoridade portuária, o mapeamento dos investimentos necessários, as condições de manutenção, entre outros. Esse tipo de fiscalização garante a segurança dos trabalhadores, da carga e do porto, sendo uma importante ferramenta de melhoria.
A comitiva contou também com a participação da gerente de Coordenação das Unidades Regionais, Flávia Araújo; do chefe da Gerência Regional de Belém, Cleydson Silva; e do Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários Vinicius Campello.