A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), atualizou o cronograma de leilões previstos para serem realizados no dia 26 fevereiro de 2026. A publicação já está no Diário Oficial da União (DOU), incluído o a área MCP 01, administrado pela Companhia Docas de Santana (CDSA). O evento será realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.
A MCP 01 é uma área estratégica situada dentro da poligonal do Porto Organizado de Santana, sob a administração da Companhia Docas de Santana (CDSA). Com 30.546 m² de superfície total, o espaço foi planejado para impulsionar a economia regional por meio da movimentação aquaviária de cavaco de madeira e granel sólido vegetal, voltada à navegação de longo curso.
O Porto de Santana tem papel importante no estado do Amapá e na região Norte, destinado especialmente ao escoamento da produção de grãos da região e cavaco de madeira. A previsão de investimentos é de R$ 150,20 milhões e um período de 25 anos de concessão.
Totalmente alinhada ao Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto Organizado de Santana, a MCP01 representa uma oportunidade singular de investimento em infraestrutura portuária moderna, sustentável e competitiva.
Bloco de Leilões
Com investimentos totais de R$ 229 milhões, os quatro terminais que compõem o bloco estão localizados em Macapá (AP), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). Esses portos concentram movimentação de cereais, granéis, minerais e passageiros e o processo com o detalhamento dos projetos já foi encaminhado pela Secretaria Nacional de Portos à ANTAQ.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 14 jan, 2026
Infra S.A. publica panorama sobre o setor ferroviário brasileiro
Leia mais
| 14 jan, 2026
Mercosul e UE: maior acordo do mundo pode dobrar movimento no Porto de Santos
Leia mais
| 14 jan, 2026
ANTAQ estabelece data de audiência pública para arrendamento de SSB01, em São Sebastião
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.