Aprovado edital de leilão para terminal em Santana
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou os estudos e minuta de edital do arrendamento da instalação portuária denominada MCP 03, no Porto Organizado de Santana (AP). A aprovação aconteceu na Reunião Ordinária de Diretoria (ROD), dessa quinta-feira (26).

O terminal, destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, especialmente soja e milho, teve os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) elaborados pela Infra S.A. e aprovados pela diretoria da ANTAQ em junho deste ano.

A estimativa é que na área brownfield de 11.680 m² sejam investidos cerca de R$ 89 milhões, dos quais R$ 20 milhões serão somente em melhorias da infraestrutura existente. O terminal também terá uma capacidade dinâmica de movimentação de um milhão de toneladas

Em seu voto, o relator do processo, diretor Alber Vasconcelos, fez questão de falar sobre as contribuições recebidas versaram sobre a estrutura do cais e a dragagem prevista. Também o valor estabelecido para o shiploader, no píer 1, a produtividade dos equipamentos e a realocação da área objeto do arrendamento. Segundo o relator, as contribuições não promoveram alterações no certame, minutas de edital e de contrato.

Contudo, Alber ressaltou a necessidade de que constem nos estudos a comprovação das estruturas técnicas atuais da área e as benfeitorias que, porventura, deverão ser realizadas para garantir a operação pretendida no local, em especial, a dragagem de aprofundamento do terminal.  

“Acerca da dragagem de aprofundamento do berço de atracação do Pier 1, que segue de uma cota de 11.1m para 13.3m, é imperioso que os estudos de engenharia ofereçam aos interessados informações quanto a capacidade do cais atual e estrutural para suportar o aprofundamento do berço”, disse.

Com a aprovação, o processo segue para o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para posterior envio ao Tribunal de Contas da União (TCU). Já as contribuições serão postadas no Site da ANTAQ.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 24 Fev, 2024

FIOL 2: retomada dos investimentos públicos resultará em obras para construção de mais 140 quilômetros da ferrovia no oeste da Bahia e prevista no PAC

Leia mais
Agência Porto
| 24 Fev, 2024

Porto de Fortaleza consolida posição de maior Polo Trigueiro do Brasil

Leia mais
Agência Porto
| 24 Fev, 2024

Portos do RS iniciam 2024 registrando aumento de 4,88% nas movimentações

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.