A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou o relatório da primeira Avaliação do Resultado Regulatório (ARR) promovida pela Agência.
O objetivo desta primeira ARR foi avaliar a norma consolidada pela autarquia em 2016, a Resolução Normativa nº13, que estabeleceu os procedimentos para o registro de instalações de apoio ao transporte aquaviário junto à autarquia, bem como as obrigações para prestação de serviço adequado e infrações administrativas.
Em seu voto, o relator do processo, Wilson Lima Filho, aprovou o relatório, “ressalvada a recomendação de exclusão das novas Unidades de Regaseificação Flutuante e Usinas Termoelétricas Flutuantes do escopo da RN 13”.
Lima Filho também ressaltou a importância das fases de consulta e audiência pública, realizadas em 2023. “A participação social no âmbito da Avaliação de Resultado Regulatório se mostra uma ferramenta fundamental para o aprimoramento contínuo das normativas e práticas regulatórias da ANTAQ, refletindo a importância de uma abordagem colaborativa e inclusiva no processo regulatório”, afirmou.
De acordo com a deliberação da Diretoria Colegiada, aprovada a ARR, a revisão da RN 13 será incluída na atual Agenda Regulatória 2022-2024.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 16 jan, 2026
Eduardo Leite anuncia retomada da navegação de longo curso no Porto de Porto Alegre e liberação da navegação noturna
Leia mais
| 16 jan, 2026
Prêmio ANTAQ chega à 10ª edição com categoria inédita voltada à conexão hidroviária
Leia mais
| 16 jan, 2026
Região Norte supera média nacional e tem crescimento de 45,16% na movimentação portuária em novembro de 2025
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.