APS destrava VTMIS e publica edital para implementar sistema que trará mais segurança e eficiência ao Porto
Após mais de 15 anos de planos e tentativas, o Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (Vessel Traffic Management Information System, VTMIS) vai deixar de ser uma expectativa para se tornar realidade no Porto de Santos. A atual gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS) destravou o projeto e publicou, nesta sexta-feira (18/7), o edital de licitação para a implantação do sistema de monitoramento de toda a área do Porto Organizado, um investimento que vai permitir mais eficiência nas operações, segurança na navegabilidade e apoio no combate a ilícitos, como o tráfico de drogas. 

 “O monitoramento em tempo real do tráfego de navios porá o Porto de Santos em um degrau acima no rol dos mais modernos do mundo. É um marco da transformação digital para as operações, permitindo o controle das entradas e saídas dos navios, bem como mais eficiência do uso das instalações e operações portuárias. O projeto foi incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) em 2023, sendo que obteve a licença de implantação há 15 anos. Conseguimos cumprir, em um ano, todos os critérios técnicos exigidos, inclusive a homologação pela Marinha do Brasil”, afirma o presidente da APS, Anderson Pomini. 

O sistema terá câmeras e estações em elevações, como na Ilha da Moela (Guarujá) e faz parte do pacote tecnológico da APS, que inclui o Sistema Integrado de Gestão Portuária (PMIS, na sigla em inglês), Sistema de Sequenciamento de Navios, Gêmeo Digital, Rede 5G, Smart Porto, Aplicativo Porto de Santos, entre outras iniciativas em andamento. 

Estas tecnologias apoiarão as obras de infraestrutura e de expansão da Poligonal, como a dragagem de aprofundamento do canal para 16 metros e de acréscimo da área da Alemoa, onde se espera um aumento no fluxo do tráfego e no porte dos navios. 

As imagens geradas pelo VTMIS serão apresentadas, em tempo real, num Centro Operacional na própria APS, que terá a capacidade de interagir com o tráfego de embarcações e responder a todas as situações, desde a aproximação dos navios, áreas de fundeio, canal de acesso e até os terminais privados da Usiminas  Tiplan/VLI, informou o gestor do VTMIS, Carlos Marden. 

O VTMIS Santos também compartilhará dados para apoiar as operações da Polícia Marítima (Nepom-PF), Marinha do Brasil, Receita Federal, entre outros aliados na prevenção e repressão aos ilícitos contra navios e instalações portuárias. O sistema consegue detectar e identificar, em tempo real, embarcações suspeitas ou não autorizadas a navegar na área marítima do Porto organizado. 

O cronograma da licitação com as datas de entrega das propostas, entre outros detalhes, se encontra no edital. Cabe destacar que a APS coordenará a realização de visitas técnicas dos pretendentes às áreas onde serão realizadas as obras de infraestrutura e serviços de engenharia. Para isso, os interessados deverão solicitar o agendamento da visita até o dia 01 de agosto de 2025, informando os dados de seu representante, nos termos do edital. Após esta data, a APS divulgará as datas, o roteiro e os detalhes das visitas técnicas. 

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 19 jul, 2025

Pesquisa de Satisfação de Usuários dos Portos e da Navegação de Cabotagem se estende até dezembro

Leia mais
Agência Porto
| 19 jul, 2025

Portos do Sudeste recebem mais de R$ 1,5 bilhão para modernização portuária

Leia mais
Agência Porto
| 19 jul, 2025

Governo abre consulta pública sobre contratos de transporte marítimo de longo prazo

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.