A Autoridade Portuária de Santos (APS) reuniu-se nesta segunda-feira (20), em Brasília, com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Ag-Fips). Foi a primeira de uma série de reuniões semestrais para tratar das obras de ampliação da capacidade ferroviária do Porto. O encontro aconteceu na sede da ANTT.
A Ag-Fips apresentou aos órgãos fiscalizadores os investimentos previstos no contrato de cessão da malha ferroviária interna do Porto de Santos, firmado com a APS. Em abril deste ano, a ANTT e a Antaq assinaram acordo de Cooperação para compartilhamento da fiscalização e operação da malha ferroviária que fica dentro do Porto de Santos.
A Fips é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que une as empresas Rumo, MRS Logística e VLI. A Fips tem como meta fazer o Porto de Santos chegar às 100 milhões de toneladas/ano transportadas pelo modal ferroviário. Os investimentos ultrapassam R$ 1 bilhão, com obras de aumento do número de linhas férreas, viadutos de descruzamento rodoferroviário, passarelas de pedestres e a pera ferroviária da margem direita.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 02 jul, 2025
Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050
Leia mais
| 02 jul, 2025
Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura
Leia mais
| 02 jul, 2025
Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.