Cumprindo agenda de promoção dos portos, em Portugal, a Autoridade Portuária da Bahia – Codeba realiza missão empresarial para fortalecer parcerias comerciais, atrair investimentos e aumentar o fluxo de cargas entre a Bahia e o país europeu. O diretor Empresarial e de Relação com o Mercado, Demétrius Moura representa a Companhia nas negociações que têm como foco ampliar a movimentação nos portos públicos do estado.
“A partir de um convênio de cooperação que será assinado com o Porto de Aveiro, iniciaram-se as tratativas para a montagem de uma missão empresarial para ampliação da movimentação dos portos atlânticos. Nós já nos reunimos com o diretor do Porto de Setúbal, Tiago Fernandes, visitamos o Porto de Sines, Lisboa, onde dialogamos com a diretora de Negócios Portuários e Logística, Manuela Patrícia, e a Embaixada do Brasil, onde nos reunimos com o conselheiro e chefe do Serviço de Promoção Comercial, Luis Felipe Rosa, para apresentar oportunidades de negócios, a infraestrutura portuária e o potencial logístico dos portos baianos, além da organização da missão internacional Bahia-Portugal ”, explica Demétrius.
A assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (AELC), composta por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, ocorrida no último dia 16/09, embora não envolva diretamente Portugal, projeta o país como um centro logístico e de negócios e possibilita ainda mais o avanço nas relações econômicas e comerciais com o Brasil por meio das exportações e importações via transporte marítimo.