CDP vai recorrer de decisão que interdita parcialmente Porto de Vila do Conde
A Companhia Docas do Pará (CDP) informou nesta quinta-feira (4) que vai recorrer da decisão da Justiça que determinou a interdição do Porto de Vila do Conde, em Barcarena. Clique aqui para conferir os dados do processo no site do TJPA.

Anunciada na quarta-feira (3), a decisão foi acatada pela Vara Criminal da Comarca de Barcarena, que recebeu a denúncia do Ministério Público do Pará (MPPA) sobre o caso do naufrágio do navio Haidar e a poluição ocasionada na região. O navio afundou com cinco mil bois no dia 6 de outubro de 2015, no Porto de Vila do Conde.

De acordo com Parsifal Pontes, presidente da CDP, o complexo portuário segue funcionando normalmente e a interdição imposta pela Justiça ocorre apenas no terminal de cargas vivas do porto. O Tribunal de Justiça do Pará informou que, além da interdição, o MPPA pediu o cumprimento de medidas cautelares em caráter imediato até que o processo seja julgado.

A decisão da Justiça estabelece ainda a construção de uma estrutura tecnicamente adequada para embarque de cargas vivas em navios, e um espaço de apoio para manutenção de animais dentro da estrutura do porto, antes de serem embarcados.

O TJPA ainda proíbe que as Secretarias de Meio Ambiente do Pará e de Barcarena concedam licença operacional para o funcionamento do Porto de Vila do Conde e que autorizem o embarque de carga viva. Foram deferidas pelo juiz as medidas cautelares solicitadas pelo MPPA a fim de “evitar tragédia que coloque em risco a vida das comunidades envolvidas e o meio ambiente”.

O MPPA ofereceu denúncia contra cinco pessoas e quatro empresas pela suposta prática de crime ambiental, oriundo dos acontecimentos que nortearam o naufrágio do Navio Haidar. A primeira audiência está marcada para o dia 19 de setembro de 2017.

São réus desse processo o capitão Barbar Abdulranhman; o proprietário da empresa Tamara Shipping Co Ltda, Hussein Ahmad Sleiman; a própria empresa Tamara Shipping Co Ltda, o diretor presidente da Companhia das Docas do Pará (CDP) Parsifal de Jesus Pontes e a própria CDP.

Fonte: G1, 4/5/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.