As listas finais dos Municípios afetados pela presença de ferrovias, portos e dutovias utilizados no transporte de substâncias minerais já estão disponíveis. Esses entes passam a integrar o rol de beneficiários da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) no ciclo de arrecadação referente ao período de maio de 2025 a abril de 2026. A divulgação foi aprovada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) na 335ª Reunião Administrativa da Diretoria Colegiada, na terça-feira, 10 de junho.
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a publicação marca a conclusão do processo de avaliação das estruturas logísticas (ferrovias, portos e dutos), conforme previsto na Resolução ANM 143/2023. A agência disponibilizou as listas finais que podem ser consultadas aqui. Já a lista referente a Municípios impactados por estruturas de mineração (como pilhas de rejeito, barragens e cavas) ainda não foi divulgada.
Eventuais recursos ou solicitação de correções podem ser protocolados em processo SEI informado no site da ANM.
A CNM orienta que os Municípios consultem as listas finais e verifiquem se estão incluídos entre os beneficiários e se tem necessidade de recursos.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 12 set, 2025
Portos RS inicia operação de dragagem do Canal São Gonçalo
Leia mais
| 12 set, 2025
Porto do Pecém registra alta de 37% na movimentação de contêineres e avança em obras de expansão
Leia mais
| 12 set, 2025
TRF4 derruba pedido de suspensão de alfandegamento dos Portos de Paranaguá e Antonina
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.