Após passar por um processo de manutenção corretiva, a linha de importação do sistema de movimentação de carga do Terminal I de Graneis Sólidos no Porto de Aratu-Candeias (TGS I) retornou à atividade. A estrutura é composta por descarregador de navios (DN), correias transportadoras (TC-B1A e TC B1B) e torre de transferência. Além dos reparos estruturais e elétricos, também foram substituídos os trilhos do DN, correias e rodetes.
O TGS I é o principal terminal do Porto para importação de graneis sólidos, como o concentrado de cobre, fertilizantes e outros minérios. A movimentação anual de carga desembarcada atinge 1 milhão 700 mil toneladas.
As obras de recuperação do Sistema, foram viabilizadas por meio de parceria firmada entre a CODEBA e a Operadora Portuária Porto Forte, com base no Decreto nº 8.033/2013 (art. 42-B e art. 42-C), com redação dada pelo Decreto nº 9.048/2017.
Esta primeira operação, após os reparos, teve início às 21h dessa quinta-feira (21), com o navio ULTRA FITZ ROY descarregando 10.500 toneladas de concentrado de cobre procedente do Chile.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 22 abr, 2025
Com “despacho sobre águas”, comercializar com o exterior está mais ágil e econômico
Leia mais
| 22 abr, 2025
Governadora Raquel Lyra apresenta Armando Monteiro Bisneto como presidente de Suape ao Conselho de Administração do complexo portuário
Leia mais
| 22 abr, 2025
Maior projeto do PAC, túnel Santos-Guarujá atrai atenção de investidores internacionais em Portugal
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.