CODEBA vai administrar o Porto de Pirapora (MG) e inicia reativação da Hidrovia do São Francisco
Uma reunião, realizada em Belo Horizonte marcou o início da cooperação entre a Autoridade Portuária Federal – CODEBA e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para a reativação da Hidrovia do Rio São Francisco. Durante o encontro, foram estabelecidas as regras para a regularização documental do Porto de Pirapora (MG), que passará a ser administrado pela companhia baiana, e definidas as ações para a recuperação e movimentação das embarcações do município mineiro até Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Participaram da  reunião, o Chefe de Gabinete da CODEBA, Carlos Luciano, e o superintendente Regional do DNIT de Minas Gerais, Antônio Gabriel Oliveira dos Santos, acompanhado do coordenador de Administração e Finanças, André Gonçalves Nunes Coelho; do técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, Ricardo Luiz Cardoso; e do analista em Infraestrutura de Transportes, Diogo Campos Borges de Medeiros.

Carlos Luciano explica que, para que a nova Hidrovia do Rio São Francisco comece a operar, serão realizadas intervenções no trecho navegável, entre Juazeiro, Petrolina e Pirapora. “Cumprindo uma determinação do Governo Federal, estamos aqui estabelecendo uma cooperação mútua de ações estratégicas entre a CODEBA e o DNIT de Minas gerais, para desenvolvimento da nova hidrovia. A CODEBA já contratou a empresa que está em Pirapora fazendo a recuperação e revisão das embarcações que vão desatracar e seguir para Juazeiro e Petrolina. No primeiro semestre serão entregues os estudos para iniciarmos a dragagem de manutenção do canal”, detalha.

Para Antônio Gabriel, a cooperação mútua entre CODEBA e DNIT, será benéfica para o Porto de Pirapora. “Nosso objetivo é tornar o Porto ativo e contribuir para o desenvolvimento regional”, frisou.

Porto de Pirapora – O terminal, inaugurado em 1981, foi construído com o objetivo de movimentar granéis sólidos. Sob gestão da CODEBA, o porto mineiro passa a integrar o projeto da Nova Hidrovia do Rio São Francisco, um dos mais importantes para a logística nacional e para o desenvolvimento regional do país, fundamental para o abastecimento do Sudeste e dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 06 fev, 2026

Porto de Paranaguá simula manobras para expansão da infraestrutura portuária

Leia mais
Agência Porto
| 06 fev, 2026

Suape acelera transição energética e planeja chegar a 50% de energia limpa ainda neste semestre

Leia mais
Agência Porto
| 06 fev, 2026

ANTAQ divulga desempenho aquaviário nacional de 2025 nesta terça-feira

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.