CODESP é multada em mais de R$ 50 mil pelo armazenamento ilegal de cilindros com gases tóxicos
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou em R$ 50.190,14 a Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), pelo armazenamento inadequado de 115 cilindros contendo gases tóxicos e inflamáveis no Porto de Santos, no litoral paulista. A estatal federal deverá apresentar um plano de contingência ao órgão.

A Cetesb decidiu pela sanção depois de uma vistoria, realizada no dia 20, na qual constatou irregularidades no armazém onde estão acondicionados os cilindros. Na ocasião, foi feito o monitoramento com equipamentos da atmosfera interna do local, mas não foi identificada qualquer alteração.

Além da multa, a autoridade ambiental também ordenou que a CODESP adote medidas próprias para prevenir eventos que possam causar danos aos cilindros e eventuais vazamentos. Além disso, a companhia deverá apresentar até o fim da semana um relatório com as medidas adotadas para precaver sinistros.



Em 15 dias, cabe à CODESP também formalizar um plano de trabalho, com o cronograma de atividades visando a destinação final das substâncias. Como quarta medida, a Cetesb aguarda um plano de contingência prevendo ações emergenciais para a eventualidade de vazamento dos cilindros.

O caso

A existência dos cilindros de 20 anos foi revelada depois que a CODESP, a autoridade portuária, solicitou autorização ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Guarujá para queimar os gases na cidade. O pedido foi negado, e o Ministério Público pediu para que a estatal apresentasse um novo plano.

O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do MP abriu um inquérito para investigar o caso, e pediu um plano de destinação à estatal. Por enquanto, a CODESP ainda não apresentou uma solução, que é avaliada também por uma equipe terceirizada contratada para realizar o serviço.

A autoridade portuária informou anteriormente que mantém monitoramento 24 horas no armazém onde estão os cilindros, e que a área está segura e estável. A CODESP foi procurada para comentar a multa aplicada pela autoridade ambiental, mas ainda não se pronunciou sobre assunto.

Fonte: G1, 27/7/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.