Codesp terá novo presidente e vai substituir dois diretores
Além da nomeação do novo diretor-presidente, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) terá dois novos diretores na próxima segunda-feira (21). Eles serão empossados durante reunião do Conselho de Administração (Consad) da empresa.

A informação foi confirmada pelo presidente do Consad, Ogarito Linhares. Porém, ele não confirmou quais setores da autoridade portuária terão novos responsáveis.

Conforme divulgado por A Tribuna, o engenheiro Casemiro Tércio Carvalho, ex-presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), será o novo comandante da autoridade portuária santista. O executivo teve o nome aprovado pelo Comitê de Elegibilidade da Casa Civil.

Segundo Linhares, na reunião do Consad de segunda-feira, será homologada a exoneração do ex-presidente Luiz Fernando Garcia, que deixou a autoridade portuária em 4 de janeiro para chefiar a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Garcia ficou cerca de dois meses no cargo, após ser transferido do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (que passou a se chamar Ministério da Infraestrutura). Isso aconteceu no dia da prisão do ex-presidente da Docas José Alex Oliva, preso pela Polícia Federal (PF) por suspeitas de fraudes em contratações na empresa. As investigações fazem parte da Operação Tritão.

Primeira mulher

A Reportagem apurou, ainda, que é grande a possibilidade de que a Codesp tenha sua primeira diretora. Uma executiva, que hoje atua na Secretaria Nacional de Portos, deve comandar a área de Engenharia da estatal, hoje ocupada por Hilário Gurjão.

O executivo, por sua vez, pode seguir para outro cargo de direção na empresa, como a função ocupada por José Alfredo de Albuquerque, na Diretoria de Relações com o Mercado e Comunidade. Circula pelos corredores da empresa a informação de que Albuquerque será transferido para outra companhia docas, a da Bahia.

Também é provável que a autoridade portuária tenha um militar em sua direção. Um oficial da Marinha é cotado para assumir a Diretoria de Administração e Finanças.

O contador Eugenio Carvalho, funcionário de carreira da Docas há 45 anos, havia sido indicado para o cargo. Porém, não há confirmação da aprovação de seu nome pelo Comitê de Elegibilidade da Casa Civil.

Fonte: A Tribuna, 18/1/2019.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.