Com curso de formação, APS realiza última etapa para reforçar efetivo da Guarda Portuária
A região do Porto de Santos em breve ficará ainda mais segura. A Autoridade Portuária de Santos (APS) está prestes a concluir a última etapa do concurso público iniciado no segundo semestre de 2024, pelo qual irá contratar 67 novos agentes para reforçar em 25% o efetivo da Guarda Portuária.  

Na última segunda-feira (2), 40 candidatos iniciaram a primeira turma do Curso de Formação e Análise de Vida Pregressa, fase final do processo de seleção de novos membros para a corporação. A etapa é eliminatória e inclui avaliação de conhecimentos teóricos e prática para o porte de arma de fogo.  

Uma segunda turma realizará a formação entre os dias 16 e 27 de junho. A previsão é de que os 67 aprovados sejam incorporados ao efetivo da Guarda até o mês de agosto. Hoje, a corporação conta com 265 guardas portuários, dos quais 29 são mulheres.  

“Os novos guardas representam um incremento à segurança pública portuária, na garantia das operações, na fiscalização e na fluidez do trânsito portuário”, aponta o superintendente da Guarda Portuária, Wagner Pinheiro de Almeida.  

“O Porto de Santos tem crescido em tamanho, eficiência e produtividade. O incremento na segurança é necessário para acompanhar o futuro do Porto”, afirma o presidente da APS, Anderson Pomini.

A Guarda Portuária é responsável pela fiscalização de todas as áreas do Porto Organizado – são 16 km de extensão de cais, 30 km de canal de navegação, 100 km de linhas férreas, 55 km de dutovias, 55 terminais e 63 berços de atracação, além de 45 km de vias públicas. Em resumo, é ela quem garante a segurança pública portuária. 

Com profissionais altamente treinados e equipados, a Guarda tem entre suas atividades o controle de acesso ao porto; a atuação como autoridade de trânsito nas vias do porto; o patrulhamento marítimo ao longo do canal de acesso e na área de fundeio, atuando com o foco na segurança portuária e na fiscalização de operações à contrabordo dos navios; a prevenção e o combate a incêndios; o credenciamento de empresas, pessoas e veículos que acessam o Porto; o desenvolvimento de ações de inteligência, com uso de aeronaves remotamente pilotadas (drones); o policiamento ostensivo de todo o complexo portuário. 

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.