Com o tema “Soluções para a Mudança do Clima”, Agência abre inscrições para o Prêmio ANTAQ 2025
O prazo de inscrições para o Prêmio ANTAQ 2025 - “Soluções para a Mudança do Clima” começa nesta segunda-feira (3). O edital com todas as informações necessárias sobre como concorrer à premiação está disponível no site da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Comemorando 10 anos, a premiação conta com uma categoria inédita, a Conexão Hidroviária, além das já conhecidas: Desempenho Ambiental - IDA, Artigos Técnico-Científicos, Iniciativas Inovadoras e Gênero e Diversidade.Acesse mais informações sobre o Prêmio ANTAQ 2025 

Acesse mais informações sobre o Prêmio ANTAQ 2025

O Prêmio ANTAQ reconhece e incentiva iniciativas que se destacaram por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, fomenta a pesquisa e a produção técnico-científica e dissemina melhores práticas ESG (Ambiental, Social e Governança, em português) e de inovação na operação e gestão no setor.

Inscrições

Para concorrer às categorias Iniciativas Inovadoras, Artigos Técnico-Científicos e Gênero e Diversidade as inscrições devem ser efetuadas até às 23h59 do dia 30 de novembro de 2025 (horário de Brasília). As demais categorias não necessitam de inscrição.

Somente serão aceitas inscrições feitas via internet, conforme procedimentos especificados no edital, no formulário disponível neste link.

Categorias

Em Conexão Hidroviária, serão premiadas empresas de navegação interior que, ao longo do ano de 2024, atenderam o maior número de municípios brasileiros, com base nos dados oficiais do Painel Estatístico Aquaviário da ANTAQ. Estão aptas a concorrer ao prêmio todas as empresas de navegação interior, de transporte de cargas e/ou passageiros, que operaram regularmente no território brasileiro no ano de 2024. 

Na categoria Desempenho Ambiental, serão premiadas as administrações portuárias responsáveis pelos portos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) que obtiverem os melhores desempenhos ambientais pelo Índice de Desempenho Ambiental (IDA), com base no ciclo de avaliação de 2024. Nesta edição, o Prêmio contará com duas subcategorias do IDA, definidas de acordo com a movimentação anual de cargas (ton/ano), considerando uma modalidade para instalações com movimentação de até 5 milhões ton/ano e outra acima de 5 milhões ton/ano. 

A participação nas duas categorias ocorre de forma automática, sem a necessidade de inscrição por meio do edital, diferente das categorias Artigos Técnico-Científicos; Iniciativas Inovadoras; e Gênero e Diversidade.

Acesse mais informações sobre o Prêmio ANTAQ 2025

Os três primeiros colocados em Artigos Técnico-Científicos, além da premiação, terão os artigos publicados na Revista Científica da Agência, a Blue Research. Os trabalhos, ligados ao tema “Soluções para a Mudança do Clima”, devem ser das áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas, Infraestrutura e Logística e áreas afins que apresentem relevância técnico-científica e institucional em conformidade com as áreas de atuação da ANTAQ.

Por sua vez, na categoria Iniciativas Inovadoras, serão premiadas empresas atuantes nas atividades de prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes aquaviários que tenham adotado iniciativas socioambientais geradoras de melhorias institucionais. 

Essas empresas precisam ter contribuído para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade e para o aumento da eficiência e sustentabilidade na prestação de serviços. Para a premiação, serão consideradas iniciativas que cumpram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Gênero e Diversidade, categoria incluída no ano passado, busca reconhecer empresas do setor que desenvolvem ações voltadas à igualdade de gênero, à redução das desigualdades, à promoção da diversidade e à inclusão de minorias em seu ambiente de trabalho e operações. Essas iniciativas devem gerar impactos positivos, contribuindo para que o setor aquaviário seja mais inclusivo, justo e representativo. 

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 03 nov, 2025

Governo federal entrega obras no Porto de Outeiro (PA) e amplia infraestrutura para a COP30

Leia mais
Agência Porto
| 31 out, 2025

Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para retomada da Transnordestina em Pernambuco

Leia mais
Agência Porto
| 31 out, 2025

APS conclui retomada do Porto de Itajaí e dobra movimentação em oito meses

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.