Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados debate futuro das companhias docas
A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados realizou na manhã desta terça-feira (04), em Brasília, audiência pública para debater o futuro das companhias docas e as funções essenciais das autoridades portuárias para o desenvolvimento do setor portuário nacional.

A iniciativa atendeu requerimento do deputado João Paulo Papa (PSDB-SP) e reuniu representantes dos diversos entes do setor portuário, como Secretaria Nacional de Portos (SNA/MTPAC), Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Associação Brasileira das Entidades Portuárias Hidroviárias (ABEPH), Federação Nacional dos Portuários (FNP) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ.

Em pauta, a descentralização das atividades do setor portuário e o aprimoramento da gestão das companhias docas.

Em sua fala, na audiência pública da CVT, o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, lembrou que a ANTAQ, sob a coordenação do PPI, vem trabalhando nas licitações de três áreas, duas no Porto de Paranaguá e uma no Porto do Itaqui, e que no próximo dia 18 será iniciada uma consulta pública para licitação do terminal de cavaco de madeira, do Porto de Santana, no Amapá.

Com relação aos terminais de Paranaguá e Itaqui, Tokarski informou que está sendo dada entrada de toda documentação no TCU, e que a intenção é licitar os três arrendamentos ainda neste semestre. “Isto é só o começo. Existem outras vinte áreas para as quais estão sendo feitos os estudos, visando novas licitações”, disse.

O diretor-geral da ANTAQ lembrou ainda que, após a instituição da nova lei dos portos, foram aprovados mais de vinte bilhões de reais em processos de reequilíbrio e prorrogação antecipada de contratos de arrendamento em todo o Brasil.

Com relação às autoridades portuárias, Tokarski defendeu a adoção de iniciativas para aprimorar a gestão dessas administrações. “No Brasil, temos portos com boa gestão e outros nem tanto, que precisam melhorar sua gestão para se tornarem mais eficientes e competitivos”, apontou.

Fonte: A Tribuna, 4/7/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.