Contêiner se aproxima de 3 milhões TEU e deve bater recorde anual no Porto de Santos
A operação de contêineres no Porto de Santos em julho voltou a surpreender, registrando aumento de dois dígitos (22,9%) ao movimentar 397.314 TEU (unidade padrão de um contêiner de 20 pés), elevando o acumulado do ano para 2,8 milhões TEU, crescimento de 19,1%. Essa é a melhor marca obtida nos meses de julho e no acumulado do ano para a carga. Com isso, a expectativa da Santos Port Authority (SPA) é de que o Porto encerre 2021 com aproximadamente 4,8 milhões TEU escoados.

O diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, destaca que os terminais de contêineres “vêm investindo em infraestrutura e novas tecnologias que incrementam suas produtividades e eficiência energética, o que resulta em mais atratividade para o mercado. O desempenho atingido pelo setor em Santos é o resultado dessa boa gestão”.

O movimento geral de cargas no acumulado do ano cresceu 5,6% (88,9 milhões de toneladas) acima do resultado alcançado nos sete primeiros meses de 2020, perfazendo a melhor marca para o período. Os embarques representaram 72% (64,1 milhões de toneladas) do total movimentado, enquanto as descargas somaram 28% (24,8 milhões).

A soja e o açúcar se destacaram no movimento acumulado no ano, com embarques de, respectivamente, 21,5 milhões de toneladas e 11,9 milhões de toneladas. O farelo de soja a granel apresentou o terceiro maior volume movimentado, com embarque de 4,2 milhões de toneladas, seguido pelas descargas de adubo, com 4,2 milhões de toneladas, e pelos embarques de celulose, que somaram 2,9 milhões de toneladas.

Os granéis sólidos totalizaram 44,9 milhões de toneladas, crescimento de 0,4% sobre o mesmo período de 2020; os granéis líquidos apresentaram alta de 0,34%, somando 10,6 milhões de toneladas; e a carga geral solta atingiu 3,8 milhões, aumento de 18,6% – as melhores marcas para o período em cada caso.

Apesar de o movimento de cargas ter aumentado, o fluxo de navios, com 2.851 atracações no período de janeiro a julho, ficou 1% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, evidenciando o maior volume transportado por embarcações que aportam em Santos.

Movimento mensal

O movimento de julho totalizou 12,6 milhões de toneladas, ficando 7,4% abaixo do mesmo período do ano passado. O desempenho pode ser associado ao recuo de 15% nos embarques (8,7 milhões de toneladas) ocasionado, principalmente, pelo açúcar (-24,2%) e pelo milho (-49,2%), em decorrência do impacto negativo do clima nas safras.

Já as exportações de farelo de soja, óleo combustível e sucos cítricos a granel apresentaram crescimento de, respectivamente, 16,9%, 37,6% e 50,2%. As descargas cresceram 16,4%, somando 3,8 milhões de toneladas, com destaque para o crescimento do adubo (12,7%).

Transações Comerciais

A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira em julho foi de 27,6%. Cerca de 27,4% dessas transações tiveram a China como principal origem e destino. São Paulo é o estado com maior participação nas transações com o exterior, com 55,9%.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.