Criação da Companhia Docas de Itajaí avança no Palácio do Planalto
O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, esteve em Brasília em reunião com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, para tratar sobre a criação da Companhia Docas para administrar o Porto. A ministra participou junto com o presidente Lula do anúncio da criação da empresa federal, em solenidade no Porto de Itajaí, no mês passado.

O superintendente João Paulo Tavares Bastos afirmou que a ministra Gleisi está empenhada na articulação com o Congresso Nacional para agilizar a aprovação da Medida Provisória, que estabelecerá que o Porto de Itajaí será administrado por uma Companhia Docas própria. Hoje, o Porto de Itajaí está sob a gestão do governo federal, por meio da Autoridade Portuária de Santos.

“A ministra Gleisi conhece a história do Porto de Itajaí e está comprometida na aprovação da Medida Provisória, que criará a Companhia Docas de Itajaí. Esse apoio é fundamental para agilizar a aprovação para este ano”, avaliou João Paulo Tavares Bastos.

Ele também anunciou que nos próximos dias o Ministério dos Portos e Aeroportos constituirá um grupo de trabalho para fechar o texto da Medida Provisória, que criará a Companhia Docas de Itajaí,  que será encaminhada pelo governo federal para votação no Congresso Nacional, neste ano. 

“O Porto também contará com um plano de investimentos no valor de R$ 844 milhões para modernização, melhorias n

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 17 dez, 2025

Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA)

Leia mais
Agência Porto
| 17 dez, 2025

Portos do Sudeste movimentam 575,5 milhões de toneladas entre janeiro e outubro de 2025

Leia mais
Agência Porto
| 17 dez, 2025

Portos do Paraná regulariza 100% das áreas e garante R$ 5,1 bilhões em investimentos

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.