Cerca de 50 profissionais do ecossistema de inovação se reuniram nesta terça-feira (21), no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), para construir soluções aos desafios do Complexo Portuário de Suape durante o Desafios.Day, evento de matchmaking promovido pela Usina Pernambuco de Inovação, hub gerido pela Secti.
“Portos precisam ser cada vez mais conectados, competitivos e inovadores, por isso, considero Suape um grande stakeholder. Nosso objetivo é que, a partir dessa edição, procedimentos e processos inovadores sejam gerados”, destacou o diretor de Inovação, César Andrade.
No encontro, os representantes do Complexo de Suape apresentaram desafios como a otimização das filas dos navios, a previsão de movimentação para planejamento portuário, a aferição e contagem de carga de contêiner, entre outros. “O Porto tem desafios voltados à área da gestão portuária, que cuida principalmente dos temas relacionados às operações e ao tráfego marítimo. A gente espera contar com as startups para construirmos modelos que nos ajudem a trabalhar com a previsibilidade das nossas operações e pensar de forma qualitativa os dados obtidos”, pontuou o diretor de Desenvolvimento de Gestão Portuária do Porto de Suape, Rinaldo Lira.
Após o Desafios.Day, os participantes trocam contatos e agendam reuniões ou visitas técnicas para delinear as possíveis soluções e requisitos técnicos. “O Desafios.Day é um momento de criar conexões e é para isso que a Usina Pernambucana de Inovação atua. Após o evento, é o momento de aprofundar as relações e a construção das soluções, que podem ser executadas a partir dos editais da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia, entidade vinculada à Secti, ou aos editais de Suape ou serem contratadas diretamente pelo Complexo Portuário”, ressaltou o gerente do hub de inovação, Marcelo Nazário.