Docas do Rio tem dois entre os dez principais portos públicos do Brasil
Os dois maiores portos administrados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) – Porto do Rio de Janeiro e Porto de Itaguaí – estão entre os dez principais portos públicos do país no primeiro semestre de 2021 e, se somadas as movimentações dos quatro portos sob sua gestão, incluindo também Niterói e Angra dos Reis, a companhia possui o segundo maior complexo portuário público, sendo a segunda maior Autoridade Portuária do Brasil em termos de volume movimentado. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados recentemente.

O relatório indica que o Porto de Itaguaí cresceu 28,87% na primeira metade deste ano, em relação ao mesmo período de 2020, e é o terceiro porto público em toneladas de cargas movimentadas, segundo o ranking da Antaq. Com quase 26 milhões de toneladas no primeiro semestre, o Porto de Itaguaí registrou também o terceiro maior crescimento entre os principais portos organizados do país. Ainda de acordo com a análise da agência reguladora, o Porto do Rio de Janeiro apresentou o maior crescimento entre os dez primeiros colocados no ranking dos portos organizados do país, com um incremento de 33,46% na movimentação, atingindo quase 5 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2021.

Para o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, “esse resultado é reflexo do trabalho da equipe da Docas do Rio e de todos os parceiros da cadeia logística de comércio exterior, que vêm atuando no objetivo comum de incrementar a movimentação de cargas e a tendência é de um excelente desempenho também neste segundo semestre”. O diretor de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva, ressalta que “ser a segunda maior Autoridade Portuária do país em termos de volume movimentado mostra a relevância da empresa para o setor portuário nacional e para o comércio exterior brasileiro”.

Principais cargas – O Porto de Itaguaí tem o minério de ferro como principal carga movimentada, com um total de 22,5 milhões de toneladas no primeiro semestre, registrando um incremento de quase 30% na movimentação desse produto. Destaca-se também o aumento de 20,37% na movimentação de carga conteinerizada. Já no Porto do Rio de Janeiro, o destaque é a alta de 25,86% na movimentação de carga conteinerizada em comparação com o mesmo período de 2020 e vale mencionar o aumento de 62% na movimentação de granéis sólidos.
O Estatístico Aquaviário da Antaq é uma ferramenta online de utilidade pública para consulta de dados atualizados do setor aquaviário, com informações sobre movimentação portuária, navegações de longo curso e cabotagem, atracações de navios, tarifas, indicadores e tempos operacionais de navios. O painel pode ser acessado pelo link: http://anuario.antaq.gov.br.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.