Já se encontra em Rio Grande a draga Utrecht, que realizará a segunda etapa da obra de dragagem de manutenção do canal de acesso ao porto. A embarcação da frota da empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, vencedora da licitação destinada a escolher a empresa responsável pelos serviços de dragagem, irá trabalhar na manutenção das profundidades do canal de navegação com a remoção de 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos. A draga Utrecht, de bandeira holandesa, foi construída no ano de 1996 e tem capacidade de cisterna (armazenamento) de 18.292 metros cúbicos de sedimentos.
De acordo com a Diretoria de Infraestrutura da Portos RS, serão investidos R$ 94,5 milhões para a dragagem das áreas dos canais externo, interno e do Porto Novo. As atividades começarão logo após a conclusão de alguns procedimentos preparatórios.
A obra, autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), terá o descarte dos sedimentos dragados em área licenciada pelo instituto. A execução da dragagem terá o acompanhamento do monitoramento ambiental realizado pelos técnicos da Portos RS, assim como dos programas de monitoramento continuados do Porto do Rio Grande, como, por exemplo, o SiMCosta.
Junto ao contrato assinado para a execução da obra está incluída a realização do monitoramento da qualidade da água, o qual teve início no último dia 16, marcando o pré-dragagem, trabalho que seguirá ao longo de todo o processo de dragagem.