Dragagem no Porto de Natal garantirá ampliação da movimentação de cargas e desenvolvimento da economia
Com um investimento previsto de R$ 54,5 milhões, o Porto de Natal passará por obras de dragagem e readequação do canal de acesso, o que permitirá a navegação segura de embarcações de maior porte e aumentará a movimentação de cargas. A intervenção promete fortalecer a economia do Rio Grande do Norte, gerando empregos e ampliando a capacidade logística do estado. O aviso para o edital de licitação foi publicado na última semana no Diário Oficial da União (DOU) pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), responsável pela administração do porto.

A iniciativa faz parte de um esforço do Governo Federal para modernizar a infraestrutura portuária do país, garantindo que terminais estratégicos recebam embarcações de maior calado (distância entre a linha d’água e o fundo do casco da embarcação), impulsionando a economia.

“A modernização do Porto de Natal vai dinamizar a economia potiguar, permitindo o aumento da movimentação de cargas, incluindo a retomada do embarque de minério de ferro, além de gerar empregos diretos e indiretos”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

As obras preveem a escavação do canal de acesso do mar ao rio Potengi, elevando a profundidade de 10 metros para 12,5 metros, com a remoção de 1,8 milhão de metros cúbicos de sedimentos. A expectativa é que o projeto seja concluído entre quatro e seis meses, com início previsto para o segundo semestre deste ano, segundo Codern.

O canal de acesso ao terminal, que atualmente possui três quilômetros de extensão, largura mínima de 100 metros nos trechos retos e 120 metros na curva, sofre com "assoreamento severo", dificultando a navegação e aumentando o risco de encalhes. A dragagem é uma demanda antiga da comunidade portuária, aguardada há mais de uma década.

Empresas interessadas em participar da concorrência devem acessar o edital e cadastrar suas propostas por meio do site www.licitacoes-e.com.br. A abertura das propostas ocorrerá no dia 25 de junho.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.