Dragagem no Porto de Natal garantirá ampliação da movimentação de cargas e desenvolvimento da economia
Com um investimento previsto de R$ 54,5 milhões, o Porto de Natal passará por obras de dragagem e readequação do canal de acesso, o que permitirá a navegação segura de embarcações de maior porte e aumentará a movimentação de cargas. A intervenção promete fortalecer a economia do Rio Grande do Norte, gerando empregos e ampliando a capacidade logística do estado. O aviso para o edital de licitação foi publicado na última semana no Diário Oficial da União (DOU) pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), responsável pela administração do porto.

A iniciativa faz parte de um esforço do Governo Federal para modernizar a infraestrutura portuária do país, garantindo que terminais estratégicos recebam embarcações de maior calado (distância entre a linha d’água e o fundo do casco da embarcação), impulsionando a economia.

“A modernização do Porto de Natal vai dinamizar a economia potiguar, permitindo o aumento da movimentação de cargas, incluindo a retomada do embarque de minério de ferro, além de gerar empregos diretos e indiretos”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

As obras preveem a escavação do canal de acesso do mar ao rio Potengi, elevando a profundidade de 10 metros para 12,5 metros, com a remoção de 1,8 milhão de metros cúbicos de sedimentos. A expectativa é que o projeto seja concluído entre quatro e seis meses, com início previsto para o segundo semestre deste ano, segundo Codern.

O canal de acesso ao terminal, que atualmente possui três quilômetros de extensão, largura mínima de 100 metros nos trechos retos e 120 metros na curva, sofre com "assoreamento severo", dificultando a navegação e aumentando o risco de encalhes. A dragagem é uma demanda antiga da comunidade portuária, aguardada há mais de uma década.

Empresas interessadas em participar da concorrência devem acessar o edital e cadastrar suas propostas por meio do site www.licitacoes-e.com.br. A abertura das propostas ocorrerá no dia 25 de junho.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 06 abr, 2025

Porto de Santos ganha guincho 24h: veículo evita interrupções no tráfego e nas operações

Leia mais
Agência Porto
| 06 abr, 2025

Governo federal paga dívida de R$48 milhões do Porto de Itajaí, deixada pelo município e gestões anteriores

Leia mais
Agência Porto
| 06 abr, 2025

CDR e CI realizam audiência pública com ministro de Portos e Aeroportos

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.