A ID Logistics divulgou os resultados de 2020. De acordo com o presidente e CEO da multinacional, Eric Hémar, “a forte atuação da ID Logistics em setores de alto crescimento (e-commerce, alimentos), sua presença equilibrada em todo o mundo e a capacidade de adaptação provaram ser ativos decisivos para alcançar crescimento na receita, apesar de um contexto sem precedentes. Gostaria de agradecer a todas as nossas equipes pelo comprometimento inabalável e aos clientes pela confiança e fidelidade.”
A ID Logistics confirmou o bom desempenho comercial iniciado no terceiro trimestre, com crescimento acelerado no quarto trimestre e receita de 454,1 milhões de euros, aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2019 e de 9,1% em bases comparáveis.
• Na França, a receita da ID Logistics aumentou 4% com faturamento de 193,1 milhões. A taxa de crescimento foi superior ao primeiro trimestre de 2020, antes da crise do Covid-19.
• As receitas internacionais continuaram a crescer a um ritmo elevado durante o quarto trimestre de 2020, aumentando 18,7% com receita de 261 milhões de euros. O desempenho inclui a oscilação cambial, que se mantém globalmente desfavorável, principalmente na América Latina, um efeito relacionado com o encerramento das atividades na China em junho de 2020 e a consolidação das atividades Jagged Peak nos Estados Unidos desde dezembro de 2019. Excluindo estes fatores, as vendas líquidas aumentaram 13,7% no último trimestre.
CRESCIMENTO DE 7,1% EM 2020
Graças a um portfólio diversificado de clientes – 40% no setor de produtos de alto consumo e varejo de alimentos e 25% no e-commerce – e à presença equilibrada no mercado internacional, a ID Logistics registrou crescimento de receita durante quase todo o ano, limitando a queda das atividades no segundo trimestre a apenas -0,6%. O aumento da atividade no terceiro trimestre e, em seguida, a aceleração no quarto trimestre permitiram à ID Logistics registrar a receita de 1.642,80 bilhão de euros em 2020, um aumento de 7,1%, e de 4,9% em bases comparáveis. .
Ao longo deste período, o Grupo deu início a 18 novas operações, seis na França e doze em países em que mantém filiais, um número ligeiramente superior ao planejamento inicial. Somente no quarto trimestre de 2020, e-commerce aumentou mais de 30% e agora é responsável por quase 25% da receita da ID Logistics.
NOVOS CONTRATOS
Apesar da crise sanitária em razão da Covid-19, o ritmo de propostas continua alto, principalmente no e-commerce, que responde por quase metade delas. O 4º trimestre de 2020 ofereceu ao Grupo a oportunidade de continuar o seu desenvolvimento comercial, conquistando diversos contratos. Exemplo disso foi o início de novas operações:
Na França, a Leroy Merlin reforçou a sua parceria com a ID Logistics, adicionando um terceiro centro de distribuição na França, com 41 mil m² e atendendo a 17 lojas.
Na Alemanha, a ID Logistics está expandindo sua forte presença no e-commerce, oferecendo, além do pick & pack, serviços de classificação e de triagem. A ID Logistics abriu seu primeiro centro de triagem e distribuição com 16 mil m² em Ginsheim-Gustavsburg (perto de Frankfurt) com até 300 colaboradores em períodos de pico de atividade.
– Na Espanha, a ID Logistics dá continuidade à parceria com o grupo Auchan por meio de sua marca de supermercados Simply. A ID Logistics administrará todas as atividades de armazenamento dedicadas a mais de 350 lojas Simply, a partir de suas 3 plataformas localizadas na área centro-leste da Espanha em Zaragoza.
PERSPECTIVAS
A ID Logistics pretende continuar seu desenvolvimento em 2021, embora permaneça muito cautelosa quanto à evolução da crise de saúde associada à Covid-19. Neste contexto, as prioridades do Grupo continuam centradas em apoiar os seus clientes o mais próximo possível das suas necessidades, protegendo os seus colaboradores e gerindo a sua tesouraria. Também se mantém atenta às oportunidades de crescimento externo, principalmente no Norte da Europa e nos Estados Unidos.