É POSSÍVEL TRANSPORTAR QUALQUER TIPO DE CARGA PELA FERROVIA
Contêineres carregados com carga de um novo cliente estão circulando pela rota ferroviária RJ-BH. O primeiro embarque de mochilas, pratos de porcelana, jarras de suco, garrafas de plástico, cadernos, enfeites de Natal, entre outros, foi feito, neste mês, em sete contêineres. O transporte dos produtos importados da chinesa Yangzi acontece do Porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro, ao Tecaf, em Contagem/MG.

Segundo o gerente de Industrializados e Granéis, Rodrigo Napoleão, a prospecção com a Yangzi começou a partir de um plano para aumentar a rentabilidade do transporte de contêineres. O cliente mudou sua logística para garantir a segurança da carga.

“Desde o ano passado vínhamos fazendo estudos para melhorar a rentabilidade do contêiner. Para fazer isso, precisávamos buscar carga de retorno, já que já tínhamos clientes no fluxo de exportação. Fomos, então, ao mercado identificar clientes que importavam carga e apostamos, principalmente, na região de Belo Horizonte. Depois que apresentamos a solução o cliente começou a usar a ferrovia e um dos principais ganhos está diretamente relacionado à redução no índice de roubo de cargas. Afinal de contas, são vários os recursos que aumentam, e muito, a segurança da carga na ferrovia, como o posicionamento dos contêineres porta contra porta, entre outros”.

O acordo comercial, válido por um ano, foi fechado na semana passada e a previsão é de que 80 contêineres de 40 Pés (160 TEU) sejam transportados mensalmente. Um trem que chegava ao porto com carga de diversos clientes da região de Belo Horizonte (MG), e antes retornava para o terminal vazio, agora carrega produtos da Yangzi.

“Com a Yangzi, no período entre junho e setembro, há possibilidade de transportarmos até 150 contêineres, o equivalente a 300 TEU. Isso acontece pois esse é o período em que a empresa atende ao mercado de produtos natalinos, um dos grandes negócios deles”, complementa.

BONS NÚMEROS

A rota RJ-BH tem sido uma das principais responsáveis por alavancar o transporte de contêineres na MRS. No mês de janeiro, foi registrado recorde no volume transportado, considerando cargas industrializadas em contêineres: 22,2 mil TU (toneladas úteis)/1501 TEU. O crescimento foi de 27% em relação ao último recorde, que havia sido registrado em agosto de 2017, quando o volume foi de 17,9 mil TU/1436 TEU.

Fonte: Informativo dos Portos, 24/5/2018.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.