Edital para desestatização da Codesa será publicado no início de novembro, diz Piloni
De acordo com o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e Transportes Terrestres, Diogo Piloni, o processo para desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) está em fase final de análise pelo Tribunal de Contas da união (TCU). Com o aval da Corte de Contas, o Ministério da Infraestrutura (MInfra) poderá publicar o edital para a concessão do primeiro porto organizado à iniciativa privada no início de novembro e realizar o leilão no primeiro semestre de 2022, como previsto. O processo deve resultar na contratação de R$ 783 milhões em investimentos privados.

“Temos a obrigação de entregar algo que traga um impacto positivo para a Companhia, para o Espírito Santo e para o Brasil”, destacou o secretário. Quando à administração dos portos no país, ele acrescentou: “É preciso pensar um modelo de gestão mais eficiente e termos mais gestores que tenham condições de assumir compromissos em um setor tão complexo”.

As declarações foram dadas durante o Seminário de Negócios Mec Show, cuja 4ª edição, em formato on-line, ocorreu nessa segunda-feira (30). Com o tema Infraestrutura: Cenários e Perspectivas, o evento reuniu autoridades e gestores do setor portuário do Espírito Santo para debater o sistema nacional de portos e os investimentos nos portos capixabas.

CRESCIMENTO – Diego Piloni destacou que, apesar das adversidades resultantes da pandemia de covid-19, o setor conseguiu se manter. “Ano passado, tivemos um crescimento de 4,2%. Foram 1,5 milhões de toneladas movimentadas em todo o país”, disse. “No primeiro semestre de 2021, já houve um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo do período do ano passado”, acrescentou.

O bom desempenho também foi verificado na Codesa, pontuou o secretário. “Se estamos colhendo bons resultados, isso se deve ao ótimo trabalho que tem sido feito, e o Espírito Santo tem tradição no setor. Se avaliamos o recorte Codesa, o crescimento foi mais de 30% no primeiro semestre deste ano”, detalhou. Segundo o secretário, além de comemorar os resultados positivos, é preciso continuar trabalhando para promover mais melhorias no setor, gerando emprego e renda para o país.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.