EMAP inicia construção da Agenda Ambiental do Complexo Portuário
A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária realizou, na manhã da quinta-feira, 17, a primeira roda de diálogo para construção da Agenda Ambiental do Complexo Portuário do Itaqui 2023/2025. O encontro, com participação de representantes de empresas, instituições de ensino e pesquisa e da comunidade da área Itaqui-Bacanga, foi realizado no Parque Botânico da Vale. O presidente da EMAP, Gilberto Lins, participou da abertura dos trabalhos.

“Entendemos que este deve ser um instrumento construído a muitas mãos. Em um esforço coletivo dos agentes portuários locais - sejam operadores, arrendatários, OGMO, comunidades vizinhas, órgãos reguladores e intervenientes – e de todo o público interessado na construção de estratégias para tornar a atividade portuária mais segura e sustentável”, afirmou o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins Neto.

Ele afirmou ainda que a EMAP, historicamente, tem pautado sua atuação em critérios de sustentabilidade e responsabilidade social. E como autoridade portuária tem procurado ser um instrumento para o engajamento da comunidade portuária em temas de grande relevância para o cenário mundial como a sustentabilidade, as ações para descarbonização e preparação para mudanças climáticas, o fomento à inovação, pesquisa e desenvolvimento, a governança e a responsabilidade social.

Os debates foram divididos em quatro temas: Portuários, Fiscalização, Cidade Porto e educação ambiental e Inovação. A equipe da EMAP participa da roda de diálogo apresentando aos grupos e auxiliando na condução da metodologia design thinking, que propõe entender o estágio atual e mapear ações para os próximos dois anos.

De acordo com a gerente de Meio Ambiente, Luane Lemos, a construção conjunta da Agenda Ambiental do Complexo Portuário do Itaqui é muito importante porque “para que cada representante, dentro da sua própria visão e do seu próprio esforço, possa contribuir para o alcance dos objetivos”.

O encontro foi baseado na inovação como ferramenta fundamental para o alcance dos objetivos da agenda ambiental, com base em ações propostas para cada um dos temas elencados, dentre os quais estão: monitoramento ambiental integrado, mudanças climáticas, fiscalizações ambientais conjuntas, projetos de educação na área Itaqui-Bacanga, alfabetização ecológica, startups, descabornização e Porto do Futuro, dentre outros.

Como resultado, o encontro busca estabelecer, para um período curto, todos os esforços que serão empreendidos pela comunidade portuária em prol de uma operação portuária mais sustentável, desde ideias inovadoras para melhorar processo, realizar atividades entre empresas e comunidades, processos de fiscalização que permita uma segurança maior. E tudo isso está congregado dentro desse instrumento, que é o compromisso coletivo.

Compareceram ao evento o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins Neto, o diretor de planejamento do Porto do Itaqui, Marcelo Coelho, a gerente de Meio Ambiente do Porto do Itaqui, Luane Lemos, o coordenador de Meio Ambiente da VALE, Sanderson Teixeira, representando a comunidade do Itaqui-Bacanga, Josias Rabelo, do centro comunitário de formação de cidadãos- e de forma virtual, Uira Cavalcante, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Leia mais
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Leia mais
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.