Nesta quarta-feira (19), a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) deu início aos estudos de viabilidade para a estruturação de mais de dois mil quilômetros de rodovias federais e estaduais localizadas em três estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
O projeto envolve a realização de estudos de tráfego, de demanda, de operação, de engenharia, de modelagem econômico-financeira e estudos jurídicos. O resultado do trabalho, que foi encomendado à EPL pelo Ministério da Infraestrutura, possibilitará uma nova concessão dos trechos à iniciativa privada.
Durante a reunião em que foram apresentadas a metodologia e o cronograma de execução das atividades, o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, ressaltou que a estruturação de projetos realizada pela empresa tem resultado em concessões bem-sucedidas.
“Os estudos de viabilidade são o primeiro passo para viabilizar uma nova concessão para as rodovias. O objetivo do Governo Federal é que os novos contratos possam garantir a realização dos investimentos e melhorar a qualidade do serviço ofertado à população”, disse.
Confira os trechos que estão em fase de estudos e que totalizam 2.101,66 quilômetros:
BR-101/RJ: Trecho Divisa RJ/ES com a Ponte Presidente Costa e Silva, com extensão de 322,1 quilômetros.
BR-356/MG/RJ: Trecho entre Viçosa/MG e São João da Barra/RJ, com extensão de 306,66 km.
BR-116/BA: Entroncamento com a BR-324, no município de Feira de Santana (BA) até a divisa dos Estados de Minas Gerais e Bahia, com extensão de 551,5 km.
BR-324/BA: Entroncamento com a BR-116, no município de Feira de Santana (BA) até Salvador (BA), com extensão de 124,5 km.
BR-101/BA: Entroncamento com a BR-324, no município de Feira de Santana (BA) até o entroncamento com a BA-698, no município de Mucuri (BA), 783,6 km.
BA-526: Entroncamento com a BR-324, em Salvador até o entroncamento com a BA-528, com extensão de 9,3 km.
BA-528: Entroncamento com a BA-526, em Salvador até o Acesso a Base Naval de Aratu, com extensão de 4,0 km.