A FGV Transportes realizará, no dia 3 de fevereiro, o webinar "Estratégia de implementação do conceito e-Navigation para as águas jurisdicionais brasileiras". O evento, que terá a presença do Diretor-Geral de Navegação da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, debaterá a importância e as vantagens desse novo conceito para a costa marítima brasileira. A mediação será feita por Marcus Quintella e Roberto Levier, respectivamente diretor e consultor do FGV Transportes.
A Organização Marítima Internacional (IMO) define o e-Navigation (navegação aprimorada) como um conceito que contempla sistemas de informação integrados, relacionados aos cuidados marítimos e serviços portuários. Da mesma forma que aeronaves e aeroportos se comunicam com rapidez e segurança, a implantação do e-Navigation permitirá a ampliação dessas capacidades para navios e portos, em escala global.
Entre os benefícios previstos com a evolução do processo de navegação tradicional para o e-Navigation estão melhorias em segurança, produtividade e eficiência, coma transferência de dados marítimos entre os usuários (navio-navio, navio-porto, porto-navio e porto-porto), por meio de um portal. A adoção desse novo conceito trará aumento da segurança, maior eficiência comercial e marítima, redução de riscos, além de ostensivo monitoramento do tráfego mercante.
Estratégia de implementação do conceito e-Navigation para as águas jurisdicionais brasileiras