Governo de Pernambuco consolida a instalação de um hub de veículos importados em Suape
Pernambuco avança para se transformar em um grande hub de veículos importados para todo o País. O governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (29/4), o protocolo de intenções com o Grupo Ascensus, especializado em logística multimodal. A partir de julho, a empresa catarinense vai utilizar a estrutura do Porto para importar seis mil veículos por mês. O projeto vai dobrar a movimentação anual de automóveis em Suape, que ocupa a posição de líder no Norte/Nordeste. A proposta eleva a importância de integração e consolidação da cadeia produtiva e da economia pernambucana. Participaram do ato o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, o deputado federal Fernando Monteiro e o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.

"Essa é nossa meta, nosso objetivo, que é transformar Pernambuco em um grande polo logístico, com condições de atender demandas de todo o Nordeste. Para isso estamos trabalhando sempre com um olhar estratégico, incentivando a chegada de novas empresas e indústrias, para diversificar a infraestrutura, tornando o nosso Estado cada vez mais atrativo para os grandes investimentos", destacou Paulo Câmara.

Suape foi escolhido para receber a operação por oferecer condições favoráveis de logística e infraestrutura, incentivos fiscais e integração com o modal marítimo, facilitando a distribuição para todo o Brasil. O porto tem três pátios públicos destinados ao armazenamento de veículos, que somam 227 mil metros quadrados de área e capacidade anual para 250 mil carros. Atualmente, Suape exporta veículos das montadoras Fiat e Jeep, e importa da GM, Toyota e Nissan, totalizando, em 2020, 39.922 unidades.

No documento assinado, a Ascensus se compromete a implantar a unidade de negócios até dezembro deste ano. Com a instalação do hub, Suape se consolida em todos os modais comerciais, de importação, exportação e transbordo de veículos, e constrói a trilha rumo à otimização da capacidade plena do setor automotivo no Complexo. O porto é, também, líder nacional na movimentação por cabotagem.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, destacou que parcerias como essa colocam o Estado no mapa de estratégias logísticas globais. "O setor automotivo é bastante relevante no plano de desenvolvimento econômico de Pernambuco, e já tem seu protagonismo na nossa estrutura de produção e de geração de empregos. Implantamos um Polo do segmento no Estado, que emprega hoje mais de 10 mil pessoas e já colocou a atividade como protagonista do nosso PIB industrial e nas primeiras posições da nossa pauta exportadora", disse.

Para Roberto Gusmão, diretor-presidente de Suape, a prospecção de novos negócios tem resultado em atração de grandes empresas. "O nosso porto conta com diferenciais que nenhum outro tem, como localização privilegiada, profundidade e ótima estrutura. Isso nos dá a capacidade para ser hub de muitas cargas. Já somos o maior distribuidor de granéis líquidos, na parte de combustível, e com essa nova operação caminhamos para nos consolidarmos como hub de veículos para todo o País", comentou.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 16 mai, 2025

Moinho de Trigo do Porto de Ilhéus será reativado depois de 17 anos

Leia mais
Agência Porto
| 16 mai, 2025

Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

Leia mais
Agência Porto
| 16 mai, 2025

Com melhor quadrimestre da história, Porto do Pecém tem crescimento de 37% na movimentação de contêineres

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.