Governo de SC avança nas tratativas para obras de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga
O governador Jorginho Mello apresentou nesta segunda-feira, 10, ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a proposta de Parceria Público Privada, que poderá viabilizar a obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga. O modelo, inédito no Brasil, que envolve o Governo de Santa Catarina, o Porto de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá, precisa ser aprovado pelo órgão federal e também necessita de licenças ambientais do Ibama.

Conforme o protocolo de intenções já assinado entre as partes, a obra será custeada pelo Porto Itapoá, que terá o investimento devolvido com desconto nas tarifas portuárias.

“Santa Catarina está criando uma nova forma de fazer esse tipo de obra. São R$ 300 milhões para uma obra que vai mudar a história do transporte de cargas em Santa Catarina. E nós não viemos aqui pedir dinheiro ao governo federal. Viemos informar que apresentamos uma solução e pedir a concordância e agilidade na liberação das licenças ambientais”, relatou o governador que ainda informou que o ministro foi receptivo à demanda.

A obra de dragagem de aprofundamento e alargamento do canal externo que dá acesso aos Portos de São Francisco do Sul e de Itapoá aumentará a profundidade dos atuais 14 metros para 16 metros e permitirá a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento. Hoje o complexo portuário recebe navios com até 310 metros de comprimento.

“Essa é uma obra necessária há mais de uma década. Estamos com pelo menos cinco gerações de navios atrasados e com essa PPP vamos contribuir para garantir a eficiência logística de Santa Catarina. Se não tivermos uma logística eficiente não haverá uma indústria forte e não haverá crescimento econômico”, reforçou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, que também participou da audiência com o Ministro.

Também acompanharam o encontro em Brasília, o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, e o presidente do Porto Itapoá, Cássio José Schreiner.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.