Importante passo para concessão de Barra do Riacho
Um grupo supervisor de trabalho, composto por representação interministerial, participação do segmento empresarial e da CODESA, vem analisando e orientando os estudos da modelagem de concessão do Porto de Barra do Riacho, em Aracruz. De maneira clara e transparente, essa equipe, coordenada pelo secretário de Fomentos e Parcerias do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), Dino Antunes Dias Batista, que vem sendo representado por Flávio Lavor, realizou nessa quinta-feira (1º), em Brasília, a quarta reunião de estudos.

Estão representados nos grupo: Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI); Secretaria Nacional de Portos (SNP); Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Empresa de Planejamento Logístico (EPL), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República; Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e consultores contratados da Delloite e Machado Meyer; CODESA; equipe jurídica do Ministério dos Transportes e representantes do Ministério.

A criação do grupo foi uma proposta da CODESA, visando ampliar o debate, e os temas abordam, dentre outros, aspectos ambientais, de mercado e engenharia. A equipe vem se reunindo quinzenalmente e há consenso de que o modelo de concessão é a melhor opção a ser aplicada em Barra do Riacho. E ainda, porque o setor portuário necessita, de forma urgente, de investimentos de infraestrutura.

A proposta de concessão do Porto de Barra do Riacho foi apresentada pela CODESA ao Governo Federal em julho do ano passado. São vários os atrativos que a estrutura apresenta: localização privilegiada; infraestrutura já existente (molhes de abrigo, aprofundamento do canal); presença dos terminais privados da Petrobras e Portocel, este último com investimentos de ampliação programados; disponibilidade da ferrovia Vitória – Minas, que já atende o porto, da rodovia BR 101 e de aeroporto; e uma área de quase 600 mil m² disponíveis, dentre outras vantagens.

Fonte: Coordenação de Comunicação da Codesa, 5/3/2018.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.