Inédito no país, concessão de canal de acesso do porto de Paranaguá tem aval do TCU e garantirá investimento de R$ 1 bilhão ao complexo
O projeto de concessão do canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Com o aval do órgão, o Ministério de Portos e Aeroportos lançará, nos próximos meses, o edital para o leilão do primeiro canal de acesso do Brasil e da América Latina. A previsão é que a concessionária seja responsável pela gestão do ativo por 25 anos, com possibilidade de prorrogação por até 70 anos. O complexo portuário do Paraná receberá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão para ampliação das atividades e serviços de manutenção. A expectativa é que o leilão seja realizado no segundo semestre deste ano.

Em missão oficial na Europa, onde apresenta a carteira de investimentos do Brasil no setor portuário a operadores internacionais, Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, afirmou que o Brasil está, mais uma vez, fazendo história. Ele também destacou que a pasta já trabalha para que o modelo aprovado para o Paraná seja aplicado em outros complexos portuários do país. “Estamos dando um grande passo rumo à expansão das atividades em nossos portos. Os investimentos que serão realizados vão garantir mais oportunidades de emprego, aumento da renda e crescimento da economia do estado. Junto com a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e o TCU, já realizaremos a concessão dos canais de acesso dos portos de Santos e de Itajaí”, ressaltou o ministro.

O canal de acesso de um porto é a via pela qual as embarcações trafegam até atracar nos complexos para carregar ou descarregar suas mercadorias. Com a concessão dos canais à iniciativa privada, os terminais brasileiros terão suas vias aprofundadas, possibilitando o transporte de embarcações maiores e com maiores volumes de carga.

O aumento das dimensões do Canal de Acesso fará com que Paranaguá se torne o porto mais acessível para grandes embarcações no Brasil. Uma das melhorias mais significativas para a expansão logística do complexo será o aprofundamento do calado, que deverá passar de 13 metros para 15,5 metros, garantindo menor custo logístico para os operadores do porto. Para isso, a futura concessionária executará todos os investimentos necessários para atingir a meta estabelecida, incluindo serviços de dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, programas e monitoramentos ambientais, entre outros.

"Com a efetivação da concessão, iremos elevar o nível de serviço do Porto de Paranaguá a patamares elevados de qualidade, com condições de mercado. Ter previsibilidade e um alto nível de serviço, com dragagens garantidas pelos próximos 25 anos”, afirmou o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila. “Estamos capacitando nossos portos para movimentar mais cargas, elevando o potencial do modal e garantindo maior trafegabilidade”, complementou.

Porto de Paranaguá

Parte do complexo portuário do Paraná, o Porto de Paranaguá é o segundo maior do Brasil em tamanho e movimentação total de cargas, ficando atrás apenas do Porto de Santos. É o maior movimentador do complexo de soja no país (grãos, farelo e óleo) e responsável pela descarga de 33% dos fertilizantes importados pelo Brasil, que é o 4º maior mercado consumidor de fertilizantes do mundo.

Paranaguá será o primeiro porto a regularizar 100% de suas áreas com a promoção de arrendamentos e concessões. No ano passado, o complexo movimentou cerca de 60 milhões de toneladas. A projeção desse ano é superar a marca obtida em 2024, alcançando recorde para os portos paranaenses.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.