Um convênio entre a Itaipu Binacional, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Paraná vai garantir a realização de parte de um dos mais sonhados e importantes projetos do Estado. A parceria será responsável pela execução de obras na BR-487, conhecida como Estrada Boiadeira. Itaipu deverá aportar cerca de R$ 228 milhões para viabilização do empreendimento. Além disso, o Dnit, responsável pela realização do empreendimento até o momento, vai disponibilizar o projeto e supervisionar a execução das obras, que estará a cargo do Governo do Paraná.
Os recursos serão utilizados na implantação, na reparação, na restauração e na pavimentação, além de Obras de Arte Especiais (OAE), em 47 quilômetros da BR-487. O trecho liga os municípios de Icaraíma (Porto Camargo) e Umuarama (Serra dos Dourados), no noroeste do Paraná. No futuro, a rodovia fará a interligação com o Corredor Bioceânico, uma rodovia de mais de 2,4 mil quilômetros entre Campo Grande (MS) e o Porto de Antofagasta, no Chile, reduzindo em até duas semanas o tempo de viagem das exportações do Centro-Oeste do Brasil até os países do Oriente, principalmente China, Japão e Coreia do Sul.
A ligação entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Chile, com a rota bioceânica, gerará novas oportunidades econômicas. Os produtos chilenos, argentinos e paraguaios poderão entrar no Brasil pelo Mato Grosso do Sul (Porto Murtinho, Corumbá e Ponta Porã), enquanto as mercadorias brasileiras chegarão a países como Coreia, Japão e China via Pacífico, a preços mais competitivos.
Fonte: Itaipu Binacional, 03/11/2020.