Itajaí encerra 1º quadrimestre do ano com 6% de aumento em toneladas de carga geral
No último mês de abril, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou 126.561 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), alcançando a marca com 1.395.851 toneladas.

Ao todo, durante o mês de abril, o Complexo Portuário registrou ainda 77 atracações, sendo 25 realizadas na APM Terminals (margem direita/área arrendada), 05 no TEPORTI e 01 no cais da Delegacia da Capitania de Portos de Itajaí (Marinha). No Terminal PORTONAVE (Terminal Portuário de Navegantes), a movimentação registrada no decorrer do mês de abril somou 47 escalas, com 97.578 TEU’s e 1.039 toneladas.

Em abril, 77 navios fizeram seus giros (manobras), sendo 39 embarcações na área da Bacia 01 (em frente ao Porto de Itajaí e Porto de Navegantes), 29 embarcações na área da Bacia 02 e (nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário).

No Porto de Itajaí (berços públicos e APM Terminals/área arrendada), foram movimentados 26.537 TEU’s com 330.247 toneladas registradas. Os números representam estabilidade nas movimentações, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, os números registrados no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes durante o mês de abril, indicam um provável crescimento operacional contínuo para este primeiro semestre e possivelmente para o restante do ano, assim como os resultados obtidos neste primeiro quadrimestre de 2022:

“O aumento de 6% em TEU’s movimentados durante o mês de abril, demonstra consolidação de um crescimento que vem ocorrendo de forma continua, nos últimos anos, isto reverte emprego e renda para Itajaí, Santa Catarina e em toda região Sul do país, indicando um aumento consolidado, não sendo algo esporádico. Os números pertinentes ao complexo demonstram claramente, que todos os investimentos concretizados ao longo desses anos de municipalização, especificamente no que atende a melhorias no acesso aquaviário, foram completamente eficientes. E isso caracteriza um trabalho realizado com excelência e comprometimento, através de uma Gestão Portuária Pública e Municipal, assim como, por parte de todos os envolvidos na atividade portuária”, afirma Fábio.

No que se refere ao primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a maio), o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou 327 atracações, o acumulado de giros na Bacia 01 foi referente a 169 manobras, e na Bacia 02 totalizou exatas 128 manobras efetuadas.

“O Porto de Itajaí, assim como todo o Complexo Portuário, está exercendo um trabalho excepcional ao longo desses anos, como Autarquia Municipal para manter a permanência de padrões excelentes nas movimentações, e competitividade no mercado. No decorrer deste período de municipalização, houve um crescimento superior a 200%, movimentando mais de 70% da corrente de comércio de Santa Catarina, e quase 5% do total nacional. É evidente a necessidade de garantir a economia do município, Estado e de nosso país, o que demonstra a grande necessidade da permanência da Autoridade Portuária de Itajaí Pública e Municipal”, destacou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A participação do Porto de Itajaí durante o mês de abril, em relação aos índices econômicos na Corrente de Comércio, foi responsável por 3,5% no Brasil e 58,2% no Estado de Santa Catarina.

As principais exportações registradas durante o mês de abril foram: Madeiras e Derivados (43,96%), Frango Congelado (18,82%), Carnes (bovina e suína 10,27%), Mecânicos e Eletrônicos (7,48%), Cerâmica e Vidros (5,09%). As importações mais significativas ainda dentro do mesmo mês foram os Produtos Químicos (38,32%), Mecânicos e Eletrônicos (20,50%), Têxteis Diversos (12,51%), Alimentos em Geral (11,58%), Plásticos e Borrachas (8,68%).

Obs: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de abril de 2022 pode ser conferido no link abaixo:

https://www.portoitajai.com.br/estatistica-de-abril-de-2022

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Exportações do agronegócio brasileiro batem recorde no primeiro trimestre de 2024 e atingem US$ 37,44 bilhões

Leia mais
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Publicado edital de licitação para dragagem no Porto de Ilhéus

Leia mais
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Audiência pública do terminal MUC04, localizado no Porto de Fortaleza (CE), é definida

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.