O Porto do Itaqui reafirma sua posição de destaque ao renovar, mais uma vez, a certificação ISO 27001, versão 2022, sendo o único porto público do Brasil a ter essa conquista. A certificação, que garante excelência na gestão da segurança da informação, foi mantida após auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, credenciada pelo Inmetro e parte da International Certification Network (IQNet), reconhecida mundialmente.
O diretor de planejamento e desenvolvimento do Porto do Itaqui, Bruno Mota, celebrou a renovação da certificação, destacando a importância da segurança da informação para a operação portuária: “Essa certificação tem como foco a tecnologia da informação, e nos traz maior segurança sem comprometer a operação como um todo. A EMAP e o Porto do Itaqui seguem à frente, buscando o melhor para a movimentação de cargas e para a estrutura como um todo, comprovando nossa seriedade e direcionamento em segurança da informação.”
Leodércio Lima Filho, auditor líder responsável pela auditoria de supervisão e manutenção da certificação, ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pela EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária: “A EMAP é referência pela forma como conduz suas atividades, sempre com responsabilidade e cuidado com a segurança da informação. ”
A conquista não se limita à ISO 27001. O Porto do Itaqui também é certificado pelas normas ISO 9001 e ISO 14001, que atestam excelência na gestão da qualidade e do meio ambiente, respectivamente.
Desde 2020, o Porto do Itaqui adota medidas rigorosas para garantir a segurança da informação, incluindo procedimentos operacionais, treinamentos e campanhas de conscientização para colaboradores e parceiros. “A certificação ISO 27001 reforça o compromisso da EMAP em assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações que administra”, pontuou o gerente de Ti, Ruan Louzeiro
Vantagens no mercado com a Certificação ISO 27001
A certificação ISO 27001 é uma norma internacional que define os requisitos para um sistema de gestão de segurança da informação (SGSI). Ao obter essa certificação, o Porto do Itaqui ganhou várias vantagens competitivas, como:
Confiança: Demonstra o compromisso com a segurança da informação, aumentando a confiança de clientes e parceiros.
Proteção de Dados: Garante processos robustos para proteger dados sensíveis contra ameaças cibernéticas.
Diferencial Competitivo: É um fator decisivo em negociações com empresas e governos que valorizam certificações reconhecidas.
Melhoria Contínua: Impulsiona a eficiência e a redução de riscos através da evolução constante dos processos.
Conformidade: Facilita o cumprimento de regulamentações de proteção de dados, evitando penalidades.
Imagem: Reforça a reputação do Porto como uma organização moderna e confiável, atraindo novos negócios.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 21 fev, 2025
MDIC lança Guia para orientar exportador a emitir autocertificação de origem
Leia mais
| 21 fev, 2025
Companhia Docas do Ceará recebe empresa responsável pela construção de área de apoio logístico para o Porto de Fortaleza
Leia mais
| 21 fev, 2025
TCU avalia desestatização de portos no estado do Paraná
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.