Lançamento de guia reforça compromisso da ANTAQ com a ampliação da liderança feminina no setor aquaviário
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) lançou o Guia de Incentivo à Liderança Feminina: Navegando Juntas, publicação que reúne diretrizes para promover a igualdade de gênero, ampliar a participação de mulheres em cargos de liderança e fortalecer a cultura de inclusão no setor aquaviário. O evento, realizado na sede da Agência, em Brasília (DF), reuniu representantes de instituições públicas e especialistas para discutir os avanços e os desafios relacionados à presença feminina em espaços de tomada de decisão.

Na abertura do encontro, o diretor-geral da ANTAQ, Frederico Dias, destacou que o lançamento representa mais um passo no fortalecimento da pauta da equidade de gênero no setor: "O guia veio em um momento oportuno, pois o setor de transportes como um todo, incluindo o aquaviário, tem desenvolvido essa pauta. Esse tema está na ordem do dia". De acordo com Frederico, iniciativas como essa ampliam o alcance da discussão e contribuem para que as escolhas sejam feitas levando em consideração os critérios apresentados na publicação.

A diretora substituta da ANTAQ, Cristina Castro, ressaltou que a publicação simboliza o início de uma transformação que depende do compromisso coletivo. Em uma carta escrita especialmente para a ocasião, destacou que toda grande travessia começa com a “decisão de partir" e manifestou o desejo de que o guia inspire conversas, desperte reflexões e, principalmente, motive ações concretas em favor de ambientes mais justos, inclusivos e humanos.

Representando o Ministério de Portos e Aeroportos, a secretária-executiva Thairyne Oliveira afirmou que o setor já dispõe de metas, ferramentas e apoio institucional para avançar na pauta e defendeu que o momento é de transformar esse compromisso em ações concretas. Segundo ela, o desafio agora é implementar as iniciativas previstas para que, nos próximos anos, a presença de mulheres em posições de liderança seja cada vez mais expressiva.

Após a cerimônia de lançamento, o evento prosseguiu com uma roda de conversa sobre trajetórias e liderança feminina, mediada por Cristina Castro. Participaram do debate a presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa; a diretora da Infra S.A., Elisabeth Braga; a presidente do IBI Social, Eliane Sammarco; a diretora da ANATEL, Cristiana Camarate; e a superintendente de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação da ANTT, Cynthia Ruas. Durante o encontro, as participantes compartilharam experiências sobre suas trajetórias profissionais e refletiram sobre a importância do incentivo e da mentoria para a formação de novas lideranças femininas.

Sobre o Guia

Elaborado pela Superintendência de ESG e Inovação (SESGI), o guia integra uma coleção institucional dedicada à promoção da diversidade e da equidade de gênero. Entre as diretrizes propostas estão o estabelecimento de metas para a presença de mulheres em funções de chefia, além da adoção de indicadores que permitam acompanhar a evolução dessas ações. A iniciativa está alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5) – Igualdade de Gênero –, e também ao Plano Estratégico Institucional 2025-2028, ao Plano de Gestão Anual de 2026 e à Agenda Ambiental e de Segurança Aquaviária 2025/2026.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 07 jul, 2026

Obra de R$ 100 milhões prepara porto no Norte de SC para supernavios

Leia mais
Agência Porto
| 07 jul, 2026

Suzano adota simulador de realidade virtual para treinar operadores portuários em Santos (SP)

Leia mais
Agência Porto
| 07 jul, 2026

Fabrizio Pierdomenico é o novo coordenador da Câmara de Logística Integrada (CLI) da AEB

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.