Maersk avalia concentrar escalas em Santos em um terminal
A compra da companhia de navegação Hamburg Süd pela Maersk Line, maior armador de contêineres do mundo, permitirá sinergias na operação dos navios dessas empresas no porto de Santos, com a possibilidade de concentração das escalas em um único terminal. "Isso traz a vantagem de permitir melhor conexão entre os serviços. Seria ingênuo dizer que a gente não olha sinergias operacionais", disse ao Valor João Momesso, diretor de trade e marketing da Maersk Line para a Costa Leste da América do Sul.

"Mas tudo isso está condicionado à atuação não só do Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] como de outras autoridades antitruste no mundo", afirmou o executivo, ao ser questionado sobre os impactos da aquisição da Hamburg Süd no cais santista.

A alemã Hamburg Süd é líder nos tráfegos marítimos com o Brasil. Em Santos, o armador opera sobretudo com o Tecon Santos, da Santos Brasil, maior terminal de contêineres do país e com quem tem contrato de longo prazo até 2019. Cerca de 50% dos contêineres movimentados no Tecon Santos são da companhia alemã.

Já a Maersk Line opera principalmente com a BTP, cujo um dos sócios, a APM Terminals, é o braço de terminais portuários do grupo Maersk. A BTP está com alto nível de utilização da capacidade e, sem expansão, não tem condições de eventualmente absorver toda a carga da Hamburg Süd que hoje opera na Santos Brasil.

A aquisição da Hamburg Süd foi anunciada em dezembro e a expectativa é de que seja concluída entre o fim do ano e início de 2018. Comercialmente, a estratégia é manter duas marcas separadas.

Momesso falou ao Valor ao comentar o relatório do comércio exterior brasileiro realizado via marítima por contêiner. A recuperação das importações no último trimestre de 2016, após sucessivas quedas, não foi suficiente para "salvar" a movimentação no ano.

O comércio brasileiro feito por navio modalidade que responde pela maior parte das trocas internacionais brasileiras fechou 2016 com queda de 3% entre importação e exportação. Saiu de 4,42 milhões de Teus (contêiner padrão de 20 pés) em 2015 para 4,29 milhões Teus, conforme dados da consultoria Datamar compilados pela Maersk. Para 2017, a expectativa da Maersk é de que não haja crescimento no transporte de longo curso pelo Brasil, ou, se tanto, leve alta de 1%.

Fonte: Valor Econômico, 24/2/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Exportações do agronegócio brasileiro batem recorde no primeiro trimestre de 2024 e atingem US$ 37,44 bilhões

Leia mais
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Publicado edital de licitação para dragagem no Porto de Ilhéus

Leia mais
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Audiência pública do terminal MUC04, localizado no Porto de Fortaleza (CE), é definida

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.