Ministério da Economia lança Monitor de Investimentos
O Ministério da Economia lançou  o Monitor de Investimentos, plataforma digital que tem o objetivo de disseminar informações sobre investimentos e sustentabilidade nos principais setores da economia brasileira. A cerimônia de lançamento contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, da secretária especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Marques, do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle, e da embaixadora britânica no Brasil, Melanie Hopkins.

O ministro Paulo Guedes afirmou que o observatório vai permitir registrar o ritmo de crescimento do investimento brasileiro. Ele destacou que o Brasil está em uma fase de transição, saindo de um “modelo de investimentos públicos que se esgotou”, e que o Monitor de Investimentos vai ajudar a registrar essa mudança. “A grande transição já está em andamento. Nós vamos registrar aqui o que o setor privado está fazendo também, independente das privatizações, das concessões”, afirmou, salientando que o monitor já mostra que já foram R$ 860 bilhões contratados em investimentos para os próximos dez anos.

Capital humano e tecnologia

Em breve, segundo Guedes, também serão monitorados os investimentos em capital humano, educação e tecnologia. “Nós queremos mais e mais o foco nos investimentos. Essa é a saída para o Brasil. Em todas essas dimensões, que são dimensões inclusive sociais, de distribuição de renda. Esse é o caminho da prosperidade, esse é o caminho que nós estamos perseguindo”, afirmou o ministro.

De acordo com a secretária Daniella Marques, a ferramenta tem o objetivo de aumentar a divulgação, transparência e governança dos projetos, além de ajudar a acelerar “o significativo fluxo de investimentos privados que hoje estão destinados ao nosso país”. “Essa plataforma vai reunir todas as informações necessárias para ajudar a ilustrar não só as projeções de crescimento, mas também pra dar subsídio na tomada de decisão de investimento, não só de infraestrutura, mas em toda a cadeia de insumos e suprimentos que essa infraestrutura demanda”, explicou.

Oportunidades

Produzido pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) com apoio do BID e financiado pelo Programa de Infraestrutura Sustentável do Governo Britânico (UK-SIP), o monitor vai ajudar a disseminar oportunidades de investimento de interesse público. Os dados disponíveis incluem séries históricas de investimentos – agregado, setor e subsetor –, e um resumo da carteira de projetos de investimentos estruturados pelo governo, incluindo medidas de sustentabilidade e planos de expansão, entre outras informações.

O objetivo é que a iniciativa dê maior transparência às ações do governo e facilite o diálogo com investidores, sociedade civil, empresas, academia e órgãos multilaterais atuantes sobre os diversos setores econômicos. Outra meta é tornar os investimentos no Brasil mais sustentáveis e atrativos para o setor privado. Com as informações disponíveis, investidores, servidores públicos, acadêmicos e instituições multilaterais terão acesso a um hub centralizado dos projetos em andamento ou em prospecção, além de tendências gerais de investimentos no país.

De acordo com os idealizadores do projeto, a base de dados da plataforma ficará em constante evolução, com novas informações sendo agregadas de forma crescente, começando com setores mais regulados e dados em nível nacional, para depois incluir demais setores econômicos e dados subnacionais.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 29 Nov, 2022

Autoridades do Reino dos Países Baixos estreitam relação com Santos

Leia mais
Agência Porto
| 29 Nov, 2022

Governador do MS sanciona marco regulatório estadual das ferrovias, que vai permitir o desenvolvimento do setor

Leia mais
Agência Porto
| 29 Nov, 2022

Santos Brasil dá início às operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.